domingo, 22 de março de 2015

Viva a Noite

destaque

Os programas de auditório foram uma marca registrada nos anos 80. Um dos mais famosos e lembrados até hoje é oViva a Noite, apresentado por Gugu Liberato no SBT (antiga TVS), que ficou no ar durante 10 anos, entre 1982 e 1992. Aliás, você sabia que foi uma diretora argentina, Nelly Raymond, quem criou o formato do programa a pedido de Sílvio Santos? E que Gugu Liberato não foi o único apresentador do programa?
Inicialmente, Viva a Noite teria três apresentadores: Paulo Lopes, Paulo Barbosa e Jair de Ogum. Mas, os produtores viram Gugu Liberato apresentando uma matéria no SBT e o convidaram para integrar o tima de apresentadores do programa. No entanto, como Gugu Liberato se destacou na apresentação, ele passou a comandar o Viva a Noite sozinho, iniciando, assim, uma bem-sucedida carreira como apresentador de televisão.
Com o tempo, o programa de auditório com variedades foi ganhando cada vez mais a atenção dos telespectadores. Jovens, adultos, idosos e até crianças se divertiam com os quadros do programa, que eram elaborados para todas as faixas etárias. O sucesso foi tanto que Viva a Noite chegou a ser líder de audiência nas noites de sábado, batendo de frente com a "toda poderosa" Rede Globo. Até hoje, o programa é um dos maiores sucessos da história do SBT.


Além de ser um programa ágil, havia várias atrações musicais (quem fazia sucesso nos anos 80 e também estava em início de carreira se apresentou no programa Viva a Noite), brincadeiras e muita diversão. Lembra do grupo Menudo, de Porto Rico? Foi no programa Viva a Noite que eles fizeram a sua primeira aparição na televisão brasileira. As fãs foram a loucura. Seria a primeira de muitas outras apresentações do grupo no palco do programa apresentado por Gugu.
O programa era adorado, principalmente, pelas crianças, que podiam ficar assistindo televisão até mais tarde, já que não tinham aula no dia seguinte. Elas ficavam praticamente hipnotizadas com as canções voltadas para o público infantil, mas que os adultos também adoravam. Um dos grandes sucessos foi a música "O Baile dos Passarinhos", aquela que dizia assim "Passarinho quer dançar / O rabicho balançar / Porque acaba de nascer / Tchu tchu tchu….". Um clássico. Ninguém cantava a música sem fazer a coreografia. Depois, vieram outras canções como "Docinho, Docinho", "Meu Pintinho Amarelinho", "Bugaloo" e "A Dança da Galinha Azul". Era super divertido cantar e fazer a coreografia. Até quem estava em casa cantava e dançava junto.
Aliás, quem estava em casa também adorava participar, como se estivesse no palco do programa. Exemplo. Quando ia para os comerciais, Gugu gritava "Viva a Noite", e todos, plateia, convidados e assistentes de palco respondiam: "Viva… Viva… Viva". Até quem estava em casa respondia: "Viva… Viva… Viva". Inesquecível.
Em 1992 o programa saiu do ar, deixando saudades. Depois de longa ausência na programação do SBT, em 2007, o programa Viva a Noite voltou ao ar, mas não tinha o mesmo charme de antes e não obteve muito sucesso. Ele foi totalmente reformulado, e tinha como apresentadora a cantora Gilmelândia. Já as reportagens ficavam por conta de Supla e Bruno Chateaubriand.


Durante a longa trajetória do programa, foram muitos os quadros apresentados. E muitos também são memoráveis, como "Sonho Maluco", "Sonho de Última Hora", "Rambo Brasileiro", "Face Oculta", "Eles e Elas", "Torre de Taças", "Banheira do Gugu", "Deu a Louca na TV" e "Cabine Milionária".
No "Sonho Maluco", por exemplo, o fã de um ídolo pedia para realizar o seu sonho. Mas, para ter o seu sonho concretizado era preciso que os telespectadores enviassem cartas contando o que gostariam de fazer com o seu artista favorito. Os pedidos variavam, e eram dos mais simples até os mais estranhos ou absurdos. Uma vez um rapaz pediu para viajar com a cantora paraguaia Perlla, para conhecer Foz do Iguaçu. Outro foi mais abusado. Pediu para tomar banho no palco do Viva a Noite com a dançarina Rita Cadilac. E o mais incrível, sua esposa estava na plateia e acompanhava tudo ao vivo. Já os sonhos mais inusitados ou que não podiam ser realizados ao vivo eram gravados durante a semana e depois apresentados no programa.
Inspirado no sucesso do filme Rambo, estrelado pelo ator Sylvester Stallone, foi criado o quadro "Rambo Brasileiro". Neste concurso, fisiculturistas se caracterizavam do herói norte-americano e se apresentavam no palco do Viva a Noite, onde desfilavam seus músculos. Também fazia parte do concurso a realização de um clipe, onde o candidato participava de uma cena de combate. Não faltavam efeitos especiais, é claro.
Um dos quadros mais famosos do programa Viva a Noite foi a "Banheira do Gugu". Lindas mulheres de biquini com corpos esculturais ficavam dentro de uma banheira e tinham a missão de atrapalhar os homens que entravam nela para pegar um sabonete. Eles iniciavam uma luta corporal na banheira, que agradava bastante ao público, principalmente o masculino, já que de uma hora para outra era possível ver as mulheres com o peito de fora ao vivo e em rede nacional. Os homens iam ao delírio.
Outra atração do programa era o quadro "Convidado Mascarado". Neste, um artista se fantasiava e ficava no palco. Ao longo do programa, Gugu dava dicas de quem ele era. Por telefone, os telespectadores davam a sua opinião e tentavam descobrir a sua identidade secreta. Quem acertasse, ganhava um prêmio.
Muitos concursos e gincanas foram apresentados no Viva a Noite. Uma das gincanas mais lembradas é "Eles e Elas". Na verdade, era uma competição entre homens e mulheres. Convidados famosos, ou seja, artistas consagrados da época tinham que realizar diversas provas. Uma delas era a Torre de Taças. Para marcar ponto, os convidados tinham que enfileirar seis taças, fazendo uma torre, e depois derramar um líquido. Quem conseguisse encher as seis taças sem derramá-las ganhava a competição. No final da gincana, os vencedores ganhavam um troféu de neon em forma de lua.
Durante o programa, havia também algumas gincanas malucas. Gugu pedia para que o telespectador fosse até o estúdio onde era apresentado o programa fantasiado de macaco, por exemplo. E não é que sempre tinha alguém disposto a participar da gincana e pagar "mico" ao vivo e em rede nacional? Outras brincadeiras também faziam um enorme sucesso, como Prova da Bexiga e "Face Oculta" (os convidados tinham que adivinhar de quem era o rosto no mosaico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *