sábado, 28 de março de 2015

Clube da Criança

destaque

Quando você se lembra do programa infantil Clube da Criança da extinta TV Manchete, qual é o nome da apresentadora que surge primeiro? Xuxa, Angélica, Milla Christie, Patrícia Nogueira ou Debby Lagranha? Quem acompanhou o programa nos anos 80 deve ter uma preferida. Pois eu me recordo da fase em que o Clube da Criança era comandado pela Angélica. Novinha, tinha apenas 14 anos, mas, já tinha comandado um programa na TV Manchete, "Nave da Fantasia".
Aquela jovem loirinha de olhos verdes conquistou a garotada com seu jeito meigo e doce. No entanto, apesar de Angélica ter se tornado o grande nome do programa infantil, a então modelo Xuxa Meneghel, antes de se tornar a Rainha dos Baixinhos, foi a primeira apresentadora do infantil que estreou em 1983. Aos poucos ela foi se tornando amada pelas crianças do Brasil. E, por causa do sucesso, em 1986, Xuxa já era disputada por outras emissoras. Entre elas a TV Globo, para onde Xuxa se transferiu em 1986.
Mas, vocês se lembram como era o programa apresentado pela Xuxa? O cenário, como não poderia deixar de ser, era colorido. Atrações musicais e brincadeiras de palco não podiam faltar, assim como os desenhos animados, como Pirata do Espaço, Os Três Mosqueteiros e A Corrida Maluca. Para que Xuxa não apresentasse o programa sozinha, foi criado o papagaio Paquito. Ela também contava com duas assistentes de palco: Andréa Veiga (chamada de "Paquita", por ser a namorada do Paquito) e Heloísa Morgado (Xiquita). Aposto que muita gente não se lembrava de que o apelito Paquita surgiu no Clube da Criança, mas ganhou força mesmo no Xou da Xuxa. Com o sucesso nas tardes da TV Manchete, Xuxa lançou seu primeiro disco "Clube da Criança", iniciando assim, a sua carreira também como cantora.
Depois que Xuxa se mudou para a TV Globo, o Clube da Criança virou somente um programa de desenhos animados. Mas, em 1988 a louríssima Angélica começava a sua vitoriosa carreira como apresentadora de televisão. É claro que ela também ganhou assistentes, as Angeliquetes. Afinal, não era nada fácil controlar o entusiasmo da criançada que queria participar das brincadeiras e ganhar brinquedos.
Não sei se vocês se lembram, mas a descoberta de Xuxa e Angélica foi feita pelo diretor Maurício Sherman. Foi ele quem acreditou que Xuxa poderia se tornar uma boa apresentadora infantil (talvez ele não imaginasse, porém que o sucesso seria tanto). Aliás, parecia que toda a apresentadora tinha que ser loura, né? De todas as que passaram pelo comando do Clube da Criança, Milla Christie era a única morena.


Depois de Xuxa e Angélica se mudarem para outras emissoras, o programa da TV Manchete continuou lançando talentos. Em 1993, quem estreava na apresentação era a atriz Milla Christie. E como cada apresentadora tinha que deixar a sua marca, o Clube da Criança foi modificado. Desta vez, o cenário era ambientado num circo e Milla Christie surgia vestida de mágica. A atriz e apresentadora tinha sintonia com o público infantil, e parecia que ficaria muito tempo no comando do programa infantil. No entanto, em 1994, ela se transfere para outra emissora.
No mesmo ano, o Clube da Criança ganha uma nova apresentadora: Patrícia Nogueira, mais conhecida como Pat. Em 1994, ela se consagrou Miss Brasil World University e quando foi tirar fotos para a Revista Manchete, foi convidada para fazer um teste de apresentadora de TV. Os produtores do programa acreditaram em seu potencial, e assim, nascia mais uma apresentadora do Clube da Criança, a Pat, também conhecida como "Pat Beijo". Confesso que não assistia ao programa nessa época. Mas, a loura Pat teve o seu sucesso entre a garotada. Tanto que lançaram uma boneca tipo "Barbie" com as suas características: a "Pat, a Boneca de Verdade", que vinha com vestido de luxo e atá coroa de Miss Brasil.
A crise financeira na TV Manchete já dava sinais de que não passaria tão rapidamente e começou a afetar a programação da emissora. Por isso, o programa de Pat só durou até 1995. Mas, após dois anos fora do ar, o Clube da Criança voltou, e com nova apresentadora: desta vez a menina Debby Lagranha de apenas cinco anos. Para conter os gastos, o programa infantil deixou de ter auditório. Mas, nem mesmo a economia fez com que o Debby ficasse muito tempo no comando do programa. Em 1998, após um ano com a presença de Debby Lagranha, o Clube da Criança deixaria de ser transmitido definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *