domingo, 22 de março de 2015

Turma do Lambe-Lambe

destaque

Quem era criança nos anos 80, provavelmente gostava de ficar em frente a televisão para acompanhar o programa infantil Turma do Lambe-Lambe, que era apresentado pelo artista plástico, desenhista, cartunista e educador Daniel Azulay. O programa era diferente de tudo o que posteriormente seria mostrado na televisão em termos de programa infantil. A começar pelo apresentador, que era um homem (nos anos 90 o predomínio foi das mulheres, como Xuxa, Angélica, Mara Maravilha, Milla Christie, entre outras).
O programa era inovador, já que não tinha desenhos animados nem apresentações musicais. O foco principal era ensinar os pequeninos a desenhar e pintar. Em sua lousa,Daniel Azulay ensinava os mais variados desenhos, todos muito simples e fáceis de serem compiados por quem estava em casa. Era divertido tentar fazer o mesmo desenho. Outra preocupação do desenhista era com o meio ambiente. Daniel Azulay já dava dicas sobre como construir brinquedos com a sucata doméstica, além de falar sobre a importância do meio ambiente e do papel da reciclagem no processo de sustentabilidade do planeta.
Em a Turma do Lambe-Lambe a criançada se divertia com as situações engraçadas vividas pela turminha do Lambe-Lambe. Personagens como Ritinha (seu sonho era ter um negócio próprio), Damiana, a vaquinha Gilda (ela adorava cantar), o malabarista Tristinho, a galinha Xicória (cozinheira da turminha), o professor Pirajá (cientista), o mágico tagarela Pita e o tímido Piparote estavam presentes em forma de boneco. Acredito quevaquinha Gilda e a galinha Xicória estavam entre os preferidos da criançada.
Ah, e também não tem como esquecer os discos infantis lançados pela Turma do Lambe-Lambe (foram 6 ao todo), com músicas como Algodão Doce. Daniel Azulay puxava a orelha e dizia "Fiu, algodão doce pra você". Um clássico.



Desde 1976 até 1986, a Turma do Lambe-Lambe passou a fazer parte do dia a dia da criançada. O programa de TV era educativo sem ser didático, ou seja, a criança aprendia brincando e, por isso, não achava o programa chato ou monótono. Tudo era uma grande brincadeira. Além do mais, Daniel Azulay era carismático e sabia como estimular a criatividade das crianças. Por isso, elas ficavam à vontade para deixar fluir a imaginação.
Como era um programa infantil educativo, a Turma do Lambe-Lambe começou a ser apresentada na antiga TVE (emissora estatal). Depois, Daniel Azulay e sua turma foram para a Rede Bandeirantes. Foram 10 anos ininterruptos no ar entre as duas emissoras. Depois, uma nova série infantil estreou em 1996 na Bandeirantes O novo nome do programa era Oficina de Desenho Daniel Azulay. A turmina do Lambe-Lambe também teve espaço no novo programas, e para a alegria da garotada, surgiu mais um personagem, o Azulinho, a versão da Emília de Monteito Lobato, criada por Daniel Azulay.
Depois, o cartunista e desenhista estreou no canal Futura outro programa, o Azuela do Azulay e, posteriormente, apresentou programetes da Turma do Lambe-Lambe de 1 minuto, no formato de desenho animado, na TV Rá-Tim-Bum.
Daniel Azulay sempre teve essa postura de usar seu talento artístico para educar as crianças, sabendo cativar sem ser chato ou pedante, tratando os pequenos sempre com o maior respeito. Merece a admiração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *