sábado, 28 de março de 2015

Lion Man

destaque

Apesar de ter sido produzido na década de 1970, Lion Man somente chegou ao Brasil em 1989, quando os episódios foram exibidos pela extinta TV Manchete e também fez um relativo sucesso com a garotada. Lion Man é um Tokusatsu(seriado japonês), do gênero Henshin Hero (com efeitos especiais), cuja história foi criada por Tomio Sagisu, em 1968. Seu nome original era Jaguarman. Mas, quando o herói japonês foi para a telinha, houve uma modificação, e ao invés de um Jaguar, o herói se transformava em um leão. Assim, em abril de 1972, Lion Man estreava no Japão pela TV Fuji, ficando no ar durante um ano, até abril de 1973.
É claro que quem era fã de carteirinha dos seriados japoneses não perdeu a chance de acompanhar Lion Man. Os "efeitos especiais" seguiam a linha do resto da galera – Jaspion, Changeman -, ou seja, eram toscos, mas isso é meio que a marca registrada desse tipo de série japonesa. Mas ninguém parece ligar muito para isso, acho até que se não fosse tão tosco assim tiraria parte da graça. O importante era acompanhar as histórias, as aventuras de Lion Man em busca de vingança e justiça.
Na televisão brasileira, foi exibida a série de 26 episódios, além de alguns episódios da série do Lion Man original, quando aparece o ancestral do guerreiro, ou seja, de Dan Shimaru. Apesar de ter tido boa visibilidade entre os brasileiros, Lion Man ficou prejudicada por ter sido exibida justamente quando chegava ao Brasil séries de enorme sucesso como Jaspion e Changeman.





A história de Dan Shimaru, o Lion Man(um ninja que segue os passos de seu ancestral, o Lion Man Branco) é de vingança e se passa no Japão feudal. Seu irmão foi morto e a sua aldeia foi destruída. Por causa desses episódios, ele jura que irá vingar a todos e lutar contra a Família de Mantor, liderada pelo Mantor do Diabo, que aparece somente em forma de um grande rosto terreo fundido ao solo nas profundezas de sua fortaleza, onde se esconde. Seu objetivo: governar o Japão.
É claro que Shimaru não está sozinho em sua luta. Afinal, todo herói precisa de ajuda. Então, durante o seu percurso, Shimaru conhece e salva os irmãos Shinobu e Sankichi, que estão sendo atacados por monstros ligados a Mantor do Diabo. Os dois acabam ajudando Shimaru em muitas batalhas. O herói japonês ainda encontra outros ninjas que irão ajudá-lo, como Jaguar e Tiger Jo. E, apesar das diferenças, Shimaru, Jaguar e Tiger Jo se unem para lutar contra o maléfico Mantor do Diabo.
Lion Man Branco
Shimaru, quando está encrencado, sem ter para onde ir ou como se defender, se transforma no poderoso Lion Man. Ou seja, ele troca as suas roupas normais por uma que lembra um leão, inclusive com uma máscara. Isso acontece porque Shimaru possui um mini jato preso às costas que lhe permite voar. E, assim, durante o voo, através de uma técnica de transfiguração, Shimaru se transforma em Lion Man, um felino humano forte e ágil.
Muito habilidoso com a espada, Shimaru também ganha força física quando se transforma em Lion Man. Para aniquilar os seus inimigos, ele lança mão de seu golpe fatal, o "Furacão Lion Man", aplicado com sua espada.
Do outro lado, a Mantor do Diabo também conta com a ajuda de Agdar (o general da Família, conhecido como o Embaixador do Mal), dos Monstros Humanos, dos Ninjas Rastejantes e de Kans (pai de Shinobu e Sankichi), que sofre lavagem cerebral e se torna o cabeça de Mantor.
Das séries japonesas que passaram por aqui, acho que Lion Man só não é pior em termos de qualidade do que o saudoso Goggle Five, pra mim o campeão da tosquice. Mas chega bem perto, o que torna Lion Man uma delícia de assistir, diversão na certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *