sábado, 21 de março de 2015

Novela Vale Tudo

destaque


Um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira até hoje foi exibida nos anos 80: a novela Vale Tudo, na TV Globo. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a novela tocou em temas como corrupção e falta de ética, fazendo com que os telespectadores ficassem do lado de quem agia de forma corretamente, ao invés de apoiar quem queria dar o golpe, subir na vida a qualquer custo.
A novela gira em torno da honestidade e da desonestidade dos personagens. Raquel Accioli (Regina Duarte), por exemplo, é uma mulher batalhadora que trabalha com afinco para sobreviver de forma honesta, enquanto que sua filha Maria de Fátima (Glória Pires) quer subir na vida o mais rapidamente possível, nem que para isso tenha que passar por cima dos sentimentos de sua mãe para conseguir o seu objetivo. Outro personagem ético é o administrador de empresas Ivan (Antonio Fagundes). Já Marco Aurélio (Reginaldo Faria) é mau-caráter e desvia dinheiro da empresa onde trabalha como vice-presidente, a Companhia Aérea TCA, para sua própria conta.

No início, Maria de Fátima mora com sua mãe, Raquel, no Paraná. Ambiciosa, Maria de Fátima vende a casa onde elas moram e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro para se tornar modelo. Sem ter onde morar, Raquel decide ir para o Rio de Janeiro, onde conhece Ivan, por quem se apaixona. Raquel precisa trabalhar para se sustentar e decide vender sanduíches na praia. Ela conta com a ajuda do amigo Audálio, mais conhecido como Poliana (Pedro Paulo Rangel).
Enquanto Raquel ganha a vida honestamente, Maria de Fátima se alia a César (Carlos Alberto Riccelli), ex- modelo e que atua como garoto de programa. Os dois decidem dar um golpe em Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da empresária e toda poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall), presidente da TCA. Mas, para que o plano de Maria de Fátima e César dê certo, eles tem que afastar Afonso da jornalista Solange (Lídia Brondi), de quem é namorado. E olha que foi Solange quem acolheu Maria de Fátima quando ela chegou ao Rio.
A partir de um determinado momento, Maria de Fátima conta com a ajuda de Odete Roitman para se casar com seu filho. Isto porque Odete Roitman pede que Maria de Fátima separe Raquel de Ivan, para que o administrador de empresas se case com a artista plástica Heleninha (Renata Sorrah), filha de Odete Roitman. Heleninha é uma mulher frágil e insegura, que tem graves problemas com o alcoolismo. Ela foi casada com Marco Aurélio e tem um filho, Tiago (Fábio Villa Verde), que ele pensa ser gay.
Após mais uma armação de Maria de Fátima, Raquel acusa Ivan de ser desonesto e os dois se separam. Pronto, o caminho está livre para que Ivan e Heleninha se casem. Já Maria de Fátima, com a ajuda de Odete Roitman, consegue se casar com Afonso. Porém, ela só terá direito à fortuna de Afonso após dois anos de casamento. O tempo passa e Maria de Fátima e César continuam amantes. Os dois não veem a hora de botar a mão na fortuna de Afonso. No entanto, dois meses antes do prazo estipulado, Odete descobre o romance da nora com César. Ela fica furiosa, já que César também é seu amante. Maria de Fátima é desmascarada e sem o apoio da sogra, ela sai de casa sem nenhum tostão. Como não tem mais a quem recorrer, Maria de Fátima vai a procura de Raquel, que se recusa a ajudar a filha, mesmo estando bem de vida, afinal ela agora é proprietária de uma rede de restaurantes.
Sem ter com quem contar, Maria de Fátima se torna amante de Marco Aurélio, que é casado com Leila (Cássia Kis Magro), ex-mulher de Ivan. Ela desconfia que seu marido tem uma amante e num gesto de fúria e ódio mata Odete Roitman, pensando que ela era Maria de Fátima. Aliás, o assassinato da rica executiva movimentou os capítulos finais da novela. Afinal, todo mundo se perguntava: Quem matou Odete Roitman? Não é exagero afirmar que o Brasil inteiro parou no dia em que foi desvendado o mistério: Leila era a assassina.
Se você pensou que o autor iria punir Marco Aurélio por suas falcatruas, ou Leila por ter assassinado Odete Roitman, ledo engano. Os dois fogem do país, após Marco Aurélio aplicar um golpe financeiro. Ele ainda deu uma banana (considerado um gesto ofensivo) para o Brasil, uma das cenas mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira. Maria de Fátima também não é punida. Em mais um golpe elaborado por César, ela se casa com um nobre italiano gay.
Já outros personagens têm o merecido final feliz: Raquel e Ivan terminam juntos, Afonso e Solange reatam e Heleninha conhece William (Dênis Carvalho), que a ajuda a se livrar do alcoolismo, levando-a aos Alcoólicos Anônimos. Outros personagens não têm a mesma sorte de Raquel e Ivan. É o caso de Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska). Elas mantinham um caso, porém Cecília morre em um acidente de carro. Ao deixar seus bens para Laís, ela tem que enfrentar a fúria de Marco Aurélio, irmão de Cecília, que não aceitava o relacionamento das duas e faz de tudo para que Laís não receba a herança.
Elenco Vale Tudo


Não foi só o excelente texto de Gilberto Braga e de seus colaboradores, a direção e a atuação dos atores que fizeram sucesso na novela. A personagem de Lídia Brondi, por exemplo, fez um enorme sucesso com seu cabelo liso, ruivo e com franja reta. Não havia mulher que não quisesse ter o corte de cabelo igual ao de Solange. Aliás, suas roupas também eram objeto de consumo por quem assistia a novela. O cabelo curto de Maria de Fátima também fez um enorme sucesso entre as telespectadoras, assim como o figurino da rica e sofisticada Odete Roitman.
Todo mundo amava odiar Odete Roitman, e apesar de ser uma vilã a personagem conquistou grande popularidade. Afinal, ela era uma personagem esnobe, irritante, manipuladora e se achava superior a todos. Falava mal do Brasil e exaltava países como a França. Tratava mal os empregados e manipulava a vida dos filhos. Ela, inclusive, faz Heleninha acreditar que é a responsável pela morte de seu irmão, e vive alimentando sua culpa.
Apesar de ter durado somente 11 capítulos, o misterioso assassinato de Odete Roitman deixou o Brasil inteiro em polvorosa. Afinal, a personagem tinha muitos inimigos e qualquer um poderia ser o assassino. O mistério em torno do assassino era tanto que foram escritas cinco versões diferentes para o último capítulo. E para manter o segredo até o final, a cena só foi gravada no dia em que ela foi ao ar. Ou seja, somente os atores envolvidos, equipe técnica e direção é que sabiam quem era o verdadeiro assassino de Odete Roitman.
Depois que Vale Tudo terminou, a novela foi vendida para mais de 30 países. Um dos países onde a novela fez mais sucesso foi Cuba. Uma prova da popularidade da novela é que os pequenos restaurantes privados inaugurados no país a partir dos anos 1990 passaram a ser designados de Paladar, o nome do restaurante de Raquel.
Para comprovar o seu sucesso, a novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, em 1992 (a primeira exibição ocorreu em 1988/1989), e mais recentemente, em 2010, no Canal Viva, veiculado na TV fechada. Mesmo tendo sido exibida tarde da noite, de segunda a sexta, às 0h45, a novela teve uma excelente audiência, comprovando que os temas abordados ainda dão muito o que falar nos dias de hoje. Em 2002, foi lançada a versão hispânica da novela, Vale Todo, uma coprodução entre a Rede Globo e a Telemundo, braço hispânico da rede americana NBC. A novela foi adaptada por Yves Dumont.
O único problema enfrentado pela novela foi com relação a abordagem do homossexualismo feminino, protagonizado por Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin. A Censura Federal interferiu nos diálogos e muitas cenas tiveram que ser reescritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *