domingo, 22 de março de 2015

Rabo de Saia

destaque

Nos anos 80, a Rede Globo brindou os telespectadores com uma das mais divertidas minisséries: Rabo de Saia. Todo mundo queria acompanhar as aventuras do caixeiro-viajante Ezequias Vanderlei Lins, mais conhecido como Seu Quequé (Ney Latorraca), que tinha três esposas e fazia de tudo para que suas mulheres não soubessem umas das outras.
Para que os três casamentos dessem certo, Quequé mantinha suas famílias em três cidades diferentes do Nordeste. Só assim, o caixeiro-viajante acha que está a salvo e que nunca as suas mulheres vão descobrir que ele as trai. Na fictícia Nova União, em Pernambuco, por exemplo, ele vive com Eleuzinha (Dina Sfat). Em Chegança, Alagoas, mora com Santinha (Lucinha Lins), enquanto que em Catulé, Sergipe, Quequé é casado com Nicinha (Tássia Camargo).
As três esposas de Quequé são completamente diferentes, de personalidades totalmente distintas. Eleuzinha, com quem Quequé tem quatro filhos, Iraíldes (Eliane Gomes), Maninho (Rodrigo Mac Niven), Laide (Mônica de Souza) e Lili (Gabriela Bicalho) é mais liberal. É a companheira inseparável do marido. Já Santinha é religiosa e aristocrática. Ela também tem quatro filhos, sendo dois de Quequé. Santinha não gosta do apelido do seu marido, acha Quequé muito vulgar, por isso somente o chama de Ezequiel. Mais conservadora e pudica, Santinha pede que, na hora de fazer amor, Quequé apague a luz. Já ele pede a Santinha que ela solte os cabelos. Nicinha (Tássia Camargo) é a mais jovem das três esposas. Sensual e fogosa, ela faz de tudo para deixar o seu maridinho bem satisfeito. Ela o chama de Quequezão e os dois têm um filho.
Quequé vive muito feliz com suas três esposas a quem faz juras de amor eterno. Só que a história sofre uma reviravolta quando suas mulheres descobrem a traição de Quequé. E é Santinha quem o denuncia à polícia. Ele vai preso e é levado ao tribunal para julgamento. Eleuzinha, Santinha e Nicinha sofrem muito com a ausência de Quequé, assim como ele, que é incapaz de escolher uma só mulher. Afinal, ele ama suas mulheres com a mesma intensidade. Quando Santinha descobre que espera um filho de Quequé, ela retira a acusação. Livre, o caixeiro-viajante volta para os braços de suas três mulheres que o perdoam e tudo volta a ser como antes.
Seu Quequé

A história de Rabo de Saia foi inspirada no livro Pensão Riso da Noite: Rua das Mágoas, de José Condé. A adaptação ficou por conta de Walter George Durst e de seus colaboradores José Antonio de Souza e Tairone Feitosa. Ambientada no final da década de 1920, houve uma preocupação em fazer uma reconstituição cuidadosa da época. E, apesar de as cidades fictícias serem no Nordeste, muitas cenas foram gravadas em cidades mineiras, como Tiradentes.
Se a reconstituição de época tinha que ter um cuidado especial, o mesmo pode se dizer do figurino. Quequé, por exemplo, não podia se apresentar da mesma forma para suas três mulheres. Por isso, apesar dele usar sempre terno de linho e chapéu panamá, a diferença estava no tom da roupa. Ou seja, era preciso que a cor da roupa combinasse com o perfil de cada esposa. Assim para Eleuzinha, ele se vestia de bege; para Santinha, de azul-marinho; e para Nicinha, de branco. Outra diferença com relação ao guarda-roupa de Quequé era com relação a roupa de dormir. Com Eleuzinha, Quequé usava cueca samba-canção; com Santinha, pijama; e com Nicinha, ficava apenas de cuecas. Quequé também não se separava de seu relógio de bolso e dos pentes para pentear os cabelos e o bigode.
Com as mulheres também não foi diferente. Santinha, por exemplo, era uma mulher elegante, sempre usando lindos vestidos condizentes com a época. Chapéus também completavam o visual de Santinha. Eleuzinha e Nicinha se vestiam de modo mais simples.
Ney Latorraca não estava escalado para fazer o papel principal. No entanto, ao ler o roteiro, o ator gostou tanto do personagem que pediu para fazer Quequé. No início o diretor Walter Avancini não gostou da ideia, mas acabou cedendo aos apelos de Ney Latorraca. Hoje, pode-se afirmar que não há como imaginar outro ator no papel do caixeiro-viajante. Ney Latorraca interpretou Seu Quequé com maestria, tanto que este é um dos melhores papéis já desempenhados pelo ator na Rede Globo.
Apesar de Quequé ter três esposas, o público feminino torcia por um final feliz do personagem.
Depois que Rabo de Saia foi exibida em 1984, com 20 capítulos, os telespectadores ainda tiveram mais duas oportunidades para ver ou rever a minissérie: em janeiro de 1988, em 12 capítulos; e em agosto de 1990, em 10 capítulos, durante o Festival 25 Anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *