domingo, 22 de março de 2015

As Panteras

destaque

"Era uma vez três panterinhas que entraram para a polícia feminina. E a cada uma foi destinada uma missão perigosa. Mas eu as afastei de tudo isso. E agora trabalham para mim. Meu nome é Charlie." Quando se ouvia essa introdução e a música-tema a gente já sabia: estava começando As Panteras, um dos grandes sucessos da televisão brasileira nos anos 80. Todo mundo em casa parava para ver as lindas garotas que trabalhavam como detetives na Agência de Investigação Charlie Townsend. Elas eram Sabrina Duncan (Kate Jackson), Kelly Garrett (Jaclyn Smith) e Jill Munroe (Farrah Fawcet).
Numa época que só havia espiões e agentes masculinos, tipo 007, as Panteras foram uma enorme inovação na TV. As gatas agradavam ao público feminino, devido à identificação, e aos homens, por motivos, digamos, óbvios. Afinal, eram Panteras, certo? Acabaram influenciando um novo gênero, de espiãs que não ficavam apenas escondidas enquanto faziam seu trabalho. As Panteras gostavam de aventura, ação e partiam pra porrada sempre que era necessário.
Na agência de detetives, as Panteras recebiam instruções para suas missões, que eram dadas pelo chefe milionário, Charlie Townsend (John Forsythe). Misterioso, ele nunca aparecia e as Panteras só conheciam a sua voz, já que ele passava as instruções por um viva-voz. Além das Panteras fazia parte da equipe John Bosley (David Doyle), amigo e homem de confiança de Charlie. Era ele quem tratava pessoalmente com as garotas e também as ajudava nas missões.
As Panteras queriam muito conhecer Charlie, mas ele não dava moleza e mesmo que estivesse por perto das garotas, elas nunca conseguiam identificá-lo. Sua identidade permaneceu secreta durante todo o seriado, sendo revelada no último episódio, não somente para as panteras, mas também para o público. Foram cinco anos de espera para finalmente conhecer o rosto de Charlie.
No seriado, as Panteras tinham a missão de combater e desvendar os mais diferentes tipos de crimes. E elas tinham um jeito muito especial para resolver os mistérios, pois, além da inteligência usavam o charme e a beleza para atingir os seus objetivos. Elas sabiam manejar armas e atirar como ninguém e não se intimidavam diante do perigo.
As Panteras frequentavam lugares glamurosos, circulavam por locais exóticos, sempre com a muita classe, mas como eu disse antes, não fugiam de um bom quebra-pau.
Lindas, exuberantes, sexy, elegantes, inteligentes, destemidas, corajosas. Esses eram somente alguns adjetivos que se encaixavam perfeitamente nas lindas garotas que combatiam o crime sem perder o charme e a elegância. Como a série foi produzida nos anos 70 (de 1976 a 1981), a moda daquela época influenciou o vestuários das detetives. Suas roupas eram desejadas, porém, a mulherada se encantava mesmo pelos lindos cabelos das atrizes, especialmente de Farrah Fawcet. Não havia jovem ou adolescente que não desejasse ter o corte de cabelo de Jill Munroe. O cabelo de Kelly e até o de Sabrina também eram destaque, mas o de Jill Munroe deixava a mulherada morrendo de inveja. Louro, lindo, ligeiramente ondulado e esvoaçante. Na época era o máximo, ok?
Nos Estados Unidos, As Panteras foram exibidas na emissora ABC. Já no Brasil, a exibição ficou a cargo da Rede Globo. Nos anos 90, a série foi apresentada na TV Gazeta, retornando em 2004 na Rede 21. Na televisão a cabo, a exibição ficou por conta da Fox e TCM.
O sucesso foi tanto que a série serviu de inspiração para 2 desenhos animados: Capitão Caverna e as Panterinhas, produzido pela Hanna-Barbera, em 1977, e o desenho franco-americano Três Espiãs Demais, da Marathon Production. O seriado As Espiãs, que conta a história de três ex-presidiárias que passam a trabalhar para a polícia, também foi inspirado em As Panteras.
Anos se passaram até que As Panteras finalmente chegaram às telas do cinema. Em 2000, as atrizes Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu interpretaram as Panteras Natalie Cook, Dylan Sanders e Alex Munday, respectivamente, no filme "As Panteras". Bill Murray foi Bosley, e assim como na série original, John Forsythe emprestou a sua voz ao personagem Charlie. O sucesso do filme fez com que fosse realizado um segundo filme, que no Brasil ganhou o nome de "As Panteras Detonando", lançado em 2003. O papel das Panteras coube as mesmas atrizes: Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. Só que desta vez, Bosley foi interpretado pelo ator já falecido Bernie Mac. John Forsythe foi novamente Charlie.


Durante a exibição da série, algumas atrizes deixaram a produção, no entanto, até hoje as mais lembradas são Kate Jackson, Farrah Fawcett e Jaclyn Smith, justamente as componentes originais das Panteras e que interpretaram Sabrina, Kelly e Jill, respectivamente. O mais interessante é que elas somente trabalharam juntas durante a primeira temporada do seriado, no entanto não há quem não cite as três primeiras panteras como as mais carismáticas e lindas de todas as atrizes que fizeram o seriado.
Sabrina era uma mulher intelectual, fria e racional. Ela era a líder do grupo e a mais esperta. Tinha habilidade para se disfarçar e mudar de voz. Kelly Garrett era a mais calma e também a mais calculista do trio. Já Jill usava da sensualidade para ajudá-la nas investigações.
O seriado seria mais centrado na atriz Kate Jackson, já que ela tinha uma carreira sólida na tevê americana, no entanto, quem roubou a cena foi a atriz Farrah Fawcet, a última a ser escalada. Os produtores queriam uma atriz loura e que esbanjasse sensualidade. Foi assim que chegaram até Farrah Fawcet. Só que Farrah não estava contente com o rumo de sua personagem e, inesperadamente, resolveu sair do seriado no final da primeira temporada. Os telespectadores ficaram chocados, assim como os produtores, já que ela havia assinado contrato de cinco anos.
Bom, para substituir Farrah Fawcet entrou Cheryl Ladd, no papel de Kris Munroe, a irmã caçula de Jill. Até a terceira temporada de As Panteras o trio era formado por Kate Jackson, Jaclyn Smith e Cheryl Ladd.
Para justificar a saída de Jill, foi dito que ela deixou a agência de detetives para ir para a Europa. Lá ela se tornou uma campeã das corridas de carro. No final da temporada 1978-79, a personagem voltou ao seriado para ver sua irmã e suas ex-colegas de trabalho. Assim, por um breve período, o seriado contou com quatro panteras: Sabrina, Kelly, Kris e Jill.
Na quarta temporada houve nova substituição. Desta vez, era Kate Jackson quem deixava o seriado. O motivo: o contrato com a série a fez perder o papel de Joanna Kramer para Meryl Streep no filme "Kramer Versus Kramer". Como se sabe, o filme ganhou o Oscar nas categorias de filme, ator, atriz coadjuvante (Meryl Streep), ator coadjuvante e roteiro adaptado.
Assim sendo, em lugar de Sabrina Duncan entrava a detetive Tiffany Welles, vivida por Shelley Hack. No entanto, como o seu desempenho não agradou ela participou somente da quarta temporada, sendo substituida pela atriz Tanya Roberts como Julie Rogers. Com a entrada da atriz Tanya Roberts, o trio de detetives estava completo. E assim, após 115 episódios, chegava ao fim As Panteras com as atrizes Cheryl Ladd, Jaclyn Smith, a única Pantera a participar de toda a série, e Tanya Roberts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *