sábado, 28 de março de 2015

Caras e Caretas

destaque

Os conflitos familiares sempre rendem boas histórias, não é? Nos anos 80, a série norte-americana Caras & Caretas (Family Ties, no original) divertia a todos nós por contrapor o pensamento de pais e filhos, ou melhor, de pais e de um filho. Explicando melhor. Alex Keaton, interpretado pelo jovem ator Michael J. Fox, era totalmente conservador, enquanto que seus pais eram liberais, afinal tinham vivido intensamente os anos 60 e 70, e, portanto, eram ex-hippies, tendo participado de Woodstock durante a juventude. Por causa dessa diferença de pensamento e personalidades, os conflitos entre Alex e seus pais Elyse e Steven eram constantes e, por que não, cômicos.
Alex tinha mais três irmãos: Mallory, Jennifer e Andrew. Ao contrário de Alex, um excelente aluno, careta e conservador que se vestia como um executivo (estava sempre de gravata) mesmo para ir à escola, Mallory tinha como preocupação maior arrumar namorados e fazer compras (era a típica representante da juventude norte-americana que não se importava com a política e e cuja realidade era passear em shopping center). Já Jennifer era mais inteligente e muito preocupada com problemas sociais. O caçula da família era Andrew, que mais parecia um mini Alex, já que o menino foi praticamente criado pelo irmão mais velho. E, por causa disso, o garoto seguia o estilo de Alex, pois este fazia questão de presenteá-lo com gravatas. Além, é claro, de querer transformar o seu irmão mais novo num miniexecutivo, pois fazia questão de ensiná-lo os segredos da economia e da bolsa de valores.
O mais legal de Caras & Caretas é que, assim como outras séries exibidas na década de 1980, não havia cenas apelativas, como nas atuais séries. A preocupação era somente com a diversão da família, por isso pais e filhos podiam acompanhar juntos as histórias envolvendo a família Keaton. E olha que não havia tema tabu, e assuntos como gravidez na adolescência, namoros, política feminina, drogas na escola, educação, política, problemas financeiros e até limites a liberdade com os filhos foram discutidos abertamente. Sem restrições.
Nas tardes da Globo
Durante dois anos (a partir de 1986), Caras & Caretas foi apresentada uma vez por semana no final da tarde, assim como outras séries que também ocupavam a mesma faixa de horário nos outros dias da semana na TV Globo. No entanto, a série durou muito mais, pois ao todo foram 7 temporadas exibidas na emissora NBC, nos Estados Unidos, entre os anos de 1982 e 1989. Foram produzidos 180 episódios. Nos Estados Unidos, o sucesso da série foi muito maior do que no Brasil. Tanto é que no seu auge, a sitcom ficou dois anos consecutivos no segundo lugar da lista de programas televisivos com maiores audiências nos EUA. Até o então presidente dos Estados Unidos, o conservador Ronald Reagan declarou que era fã da série.
Apesar de Caras & Caretas retratar a sociedade norte-americana daquela época, que se mostrava altamente conservadora, possuía valores mais tradicionais e almejava o sucesso empresarial e a riqueza, em total constraste com a liberdade e rebeldia dos anos 60 e 70, no Brasil, ela conseguiu conquistar fãs, que se divertiam com as confusões da família Keaton. Por isso, foi muito frustante não poder acompanhar a série até a última temporada. Caras & Caretas deixou saudade. Além do mais, a gente acompanhava o nascimento de uma grande futura estrela, Michael J. Fox, que devido ao sucesso da série foi chamado para protagonizar o filme "De Volta Para o Futuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *