sábado, 21 de março de 2015

Propagandas dos Anos 80

destaque


A publicidade brasileira é considerada uma das melhores do mundo. Ao longo dos anos, incluindo aí os anos 80, o Brasil vem colecionando diversos prêmios internacionais, premiando a criatividade do publicitário brasileiro. E isso é um orgulho para os brasileiros, pois significa que o país conta com alguns dos melhores profissionais de publicidade do mundo.
Pode-se afirmar que na década de 1980 foram criadas algumas das melhores propagandas até então. Muitas delas são clássicos da propaganda brasileira. Quem, por exemplo, não se lembra do Garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno? Ou da propaganda do primeiro sutiá, da Valisére? Ou dos jingles do McDonald's, do mingau cremogema, ou então da música que anunciava a chegada do Barra Shopping? Muitos comerciais daquela época ainda estão na memória afetiva de muitos brasileiros.
No entanto, de lá para cá muita coisa mudou. As propagandas de cigarro, por exemplo, que associavam o fumo ao bem-estar, ao esporte e ao lazer foram abolidas da televisão. Por outro lado, os jingles continuam em alta, afinal é muito mais fácil guardar o nome do produto se tiver sido criada uma música específica para divulgar uma marca ou produto. Não se pode esquecer dos slogans, que também são importantes para que o consumidor se lembre do produto anunciado.
É difícil lembrar de todas as propagandas que fizeram sucesso nos anos 80. No entanto, confira a seguir alguns clássicos daquela época. Com certeza você irá se lembrar de muitas destas propagandas.



Bombril
O garoto-propaganda Carlos Moreno interpretava Alberto, um químico da empresa muito tímido e desajeitado, que ficava envergonhado em frente às câmeras enquanto exaltava as qualidades dos produtos Bombril para as donas de casa. A campanha foi um enorme sucesso, e o principal responsável foi o Garoto Bombril.

Valisére
Patricia Luchesi tinha apenas 11 anos quando fez o comercial do Primeiro Sutiã. O slogan "O primeiro sutiã a gente nunca se esquece" se tornou um clássico da propaganda brasileira. Com ar inocente e surpreso, a adolescente demonstrava a sua satisfação e o orgulho de ter ganhado o seu primeiro sutiã

USTop
“Bonita camisa, Fernandinho”. Quem não se lembra deste comercial, quando Fernandinho recebia o elogio do chefe sempre que este o via com a camisa da marca USTop. Enquanto que os outros colegas puxa-saco usavam camisas idênticas às do chefe, Fernandinho sempre escolhia uma camisa diferente. O bordão caiu na boca do povo.

McDonald's
O jingle do McDonald's "Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim" era para promover o Big Mac. Com o sucesso do comercial, foi lançada uma promoção: quem fosse às lojas do McDonald's e falasse a receita em menos de cinco segundos, ganhava uma Coca-Cola. Muita gente ficava em casa treinando para tentar falar o jingle o mais rapidamente possível.

Guaraná Antártica
Se alguém tinha dúvidas de que pipoca combinava com guaraná mudou de ideia logo que o comercial do Guaraná Antártica foi ar nos anos 80. O jingle da campanha que terminava com "Soy loco por pipoca e guaraná. Guaraná" é um dos mais lembrados até hoje.  

Kaiser
"A Kaiser é uma grande cerveja, a Kaiser é uma grande cerveja, a Kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar!". Com esse jingle o comercial da Kaiser fez muito sucesso nos anos 80. Mas não foi somente por causa do jingle. Um homem baixinho e bigodudo, o catalão José Valien Royo, se transformou no grande astro do comercial, passando a ser conhecido como o Baixinho da Kaiser.

Cotonetes Johnson
Um homem azul saía do banho enrolado em uma toalha, rebolando e assoviando. Para limpar os ouvidos ele pegava um cotonete. E conforme ia limpando os ouvidos ele ficava branquinho, branquinho. Outro clássico da propaganda dos anos 80.

Barra Shopping
Para promover a inauguração do Barra Shopping, em 1981, o grupo As Frenéticas cantou a música "Barra Shopping Show" que convidava a todos para conhecer o mais novo shopping da cidade do Rio de Janeiro.
C&A
Dois comerciais da C&A marcaram os anos 80. Em um deles, o destaque era a música "California Dreamin", na voz da cantora brasileira Rosamaria. Em outro comercial, mais no finzinho da década de 1980, o astro era Sebastião Aparecido Fonseca, ou melhor, Sebastian, um negro grandão de cabeça raspada que furava o comercial da C&A para entrar na casa das pessoas.

Banco Nacional
É Natal e um coral de crianças começa entoando a canção "Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz…". Enquanto isso um garoto corre com sua bicicleta para chegar a tempo para a apresentação. Quando está no finzinho da canção “Se o Natal existe, se ninguém é triste, se no mundo há sempre amor. Bom Natal, um feliz natal, muito amor e paz pra você”, o garoto finalmente chega a tempo de dizer o último “pra você”.

Banco Bamerindus
“O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boaaaaaaaaaaaaaa! É a poupança Bamerinduuuuuuuuuus”. Lembra desse jingle?

Claybom
Uma garotinha loira de trancinhas, usando um vestido vermelho pulava e abocanhava um pãozinho cheio de margarina. O comercial acabava com: “Claaaaaaaaaaaaaaaaybom! Nhac, Nhac Bom”.

Chocolate Chokito
“Leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes e o delicioooooooso chocolate Nestlé”. Era essa a apresentação do chocolate Chokito, um dos mais deliciosos da Nestlé e que está à venda até hoje.

Chocolate Laka
A música do A-Ha, “Crying In The Rain” servia de fundo musical para o romance entre dois adolescentes. Enquanto ela se arrumava, o garoto esperava sentado em um banco de jardim. Ele comia o chocolate Laka, da Lacta, e quando ela chegava ele dizia que tinha um Laka para ela. Quando ela perguntava, cadê?, ele lhe dava um beijo.

Cremogema
“Cre-Cremo-Cremo-Cremogema! É a coisa mais gostosa deste mundo!… Eu esqueço a boneca… Eu esqueço a minha bola… Quando tomo tomo tomo tomo tomo tomo… Cre-Cremo-Cremo-Cremogema… Tem um gosto que a gente gosta muito… A mamãe quer sempre o melhor pra gente… Cremo-cremo-cremogema!”. Esse era o jingle do mingau Cremogema, muito cantado por quem via o comercial.

Gelatina Royal
O slogan do comercial era: “Abra a boooooooooca é Royal”.

Tang
Uma garotinha sai correndo e fazendo piruetas quando ouve a sua mãe chamando-a para tomar Tang. O slogan era: "Tang. O gostinho da fruta que a gente gosta".

Brinquedos Estrela
Os brinquedos Estrela sempre foram objeto de desejo da garotoda. No dia da criança, por exemplo, a empresa veiculava um comercial de vários minutos, onde eram citados diversos brinquedos da marca, que eram inseridos na música: “A Estrela é nossa companheira, nossa brincadeira, nossa diversão. A Estrela entende a gente e traz sempre pra gente uma nova invenção. Todo o segredo de um brinquedo vive na nossa emoção. Toda criança tem uma Estrela, dentro do coração”.

Melissinha
A atriz Eliete Cigarini interpretava uma professora que sempre parava as suas atividades para dar atenção a uma aluna que mostrava sua veneração pelas sandálias Melissinhas. A sandália vinha sempre com brindes, como pochetes, relógios e estojinhos. Além do mais elas tinham cheirinho de chiclete.

Duchas Corona
"Duchas Corona, um banho de alegria, num mundo de água quente". Essa parte do jingle é a mais lembrada por quem viveu os anos 80. O comercial fez sucesso na época.

Gelol
Um menino acorda o pai para que ele o leve para o jogo de futebol. Inicialmente, o menino fica no banco. Quando finalmente ele é chamado, o garoto leva uma rasteira e cai. O pai mais que depressa vai em seu socorro e passa Gelol em sua perna. O garoto faz o gol de pênalti. O comercial terminava com uma voz em off dizendo: "Não basta ser pai, tem que participar. Não basta ser remédio, tem que ser Gelol".

Faber Castell
As músicas "Aquarela" e "O Caderno", de Toquinho, eram utilizadas para ilustrar o comercial da Faber Castell, "sua companhia para escrever, desenhar e pintar".

Cuecas Zorba
Uma avezinha amarelinha ficava confortavelmente instalada na cueca Zorba, para demonstrar o design e o conforto da peça. Depois ela saia da cueca, enquanto o locutor dizia: Quer agradar… Dê Zorba!"

Ortopé
O calçado da Ortopé fazia um enorme sucesso entre a criançada nos anos 80. “Ortopé, Ortopé tão bonitiiiiiiiiinho”.

Varig
A Varig deixou muitos fãs órfãos depois que foi extinta. Até hoje ela é lembrada com muito carinho pelos passageiros que viajavam pela companhia aérea. Você se lembra do jingle de Natal? "Estrela das américas no céu azul, Iluminando de norte a sul, Mensagem de amor e paz, Nasceu Jesus, Chegou o Natal, Papai Noel voando a jato pelo céu, Trazendo um Natal de felicidade, E um ano novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig".

Cigarro Hollywood
"Hollywood: o sucesso". Era esse o slogan dos comerciais do cigarro Hollywood, que estavam sempre associados a gente bonita e saudável, que adorava praticar esportes radicais, seja na água, na terra, no ar ou na neve. Além do mais tinha uma trilha sonora invejável, como "Love ain't no stranger", do Whitesnake; "Burning heart", com Survivor; "Jump" do Van Halen; e "Every Little Thing She Does is Magic" do Police.

Cigarro Marlboro
Cowboys e cavalos inseridos em belíssimas paisagens apareciam nos comerciais do Cigarro Marlboro. No fim, o locutor dizia: "Venha para onde está o sabor. Venha para o Mundo de Marlboro". O comercial afirmava, subliminarmente, que quem fumava Marlboro era macho, decidido e independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *