domingo, 19 de abril de 2015

Programas de TV dos Anos 80 - Clube do Bolinha

destaque


Além do Cassino do Chacrinha que era exibido nos anos 80 na Rede Globo, o público também tinha como opção assistir ao Clube do Bolinha, programa de auditório exibido nas tardes de sábado pela Rede Bandeirantes. Apresentado por Édson Cury, popularmente conhecido como Bolinha, o programa estreou em 1974, ficando até 7 de maio de 1994 quando a emissora paulista tirou o programa do ar. Era um dos líderes de audiência da emissora, tendo alcançado oito pontos no Ibope.
O Clube do Bolinha se tornou um dos programas mais populares do Brasil, e o apresentador, uma das figuras mais marcantes da TV brasileira. Com um estilo irreverente, marcado pelo visual de camisas de seda super coloridas, Bolinha era um apresentador carismático que se divertia muito ao apresentar o quadro "Eles e Elas", no qual havia shows de travestis, drag queens e transformistas. O quadro fazia um enorme sucesso e era um dos principais do programa.
O programa também era vitrine para os grandes nomes da música brasileira na década de 1980. Muitos artistas consagrados ou que estavam em início de carreira se apresentaram no palco do Clube do Bolinha, tendo Bolinha, inclusive, revelado muitos talentos da música brasileira. Quando já eram famosos, vários artistas foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras, entre eles Arnaldo Antunes e Leandro & Leonardo.
Quando o programa entrava no ar, a indefectível música tema começava:
Bolinha, bolinha está na hora de você entrar na linha
Bolinha, bolinha está na hora de você entrar na linha
Cantando bem você ganha os parabéns
Cantando mal vá cantar no seu quintal!
Bo,bo, bo, Bolinha está na hora de você entrar na linha
Bo,bo, bo, Bolinha está na hora de você entrar na linha


Uma das marcas registradas do programa eram as "Boletes", as dançarinas e ajudantes de palco que trabalhavam no programa. Elas não chegaram a ser tão famosas quanto asChacretes, porém também mexiam com o imaginário do público masculino que assistia ao programa. Uma delas, porém, se destacava das outras: era a Zulu, a dançarina brava, que nunca sorria e estava sempre de cara amarrada. A bailarina Loraina também teve mais destaque.
Algumas Boletes já tinham sido Chacretes. Confira alguns nomes de Boletes que passaram pelo programa Clube do Bolinha: Tânia Bang Bang, Edna Poncell, Delma, Inês, Valquíria, Norman, Raquel, Sonia Lírio, Sônia Rangel, Isná, Gracinha Japão, Eduarda, Carla, Audrey, Sandra Lee, Silvana, Míriam Bianchi, Rose Cleópatra, Ana Maria, Marta Martin, Verônica, Leda Zepellin, Índia Amazonense, Laura, Júlia, Gina Tropical, Neide, Sandra Janete, Olívia, Fábia, Lúcia, Vanderléia, Beth Balanço, Beth Gazeta, Beth Coqueiro, Iris, Renata, Solange, Marli Bang Bang, Iara.


Radialista e apresentador de TV, Édson Cabariti (adotou o nome artístico de Édson Cury por ser mais sonoro no rádio), mais conhecido como Bolinha, nasceu em Araçatuba, interior de São Paulo, em 1936. Filho de imigrantes sírios, Bolinha foi feirante, engraxate e balconista antes de começar a carreira como locutor esportivo. Na extinta TV Excelsior, Bolinha começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias.
Na televisão, a sua estreia na Bandeirantes em janeiro de 1967 aconteceu por acaso, já que ele foi convocado para substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora. Bolinha aceitou o desafio e levou o programa adiante. Sua aceitação foi aprovada pelo público, tendo inclusive, aumentado o Ibope do programa. Sua estreia no Clube do Bolinha foi em 1974, tendo o programa ficado 20 anos na TV Bandeirantes. Depois que o programa terminou, ele não voltou mais para a TV.
Édson Cury, o Bolinha, morreu no dia 1º de julho de 1998, aos 61 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. A doença foi descoberta três anos antes de sua morte e seis meses antes de falecer a doença tinha se agravado. Bolinha foi sepultado na cidade de Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *