sábado, 18 de abril de 2015

Programas de TV dos Anos 80 - Chaves

destaque


Em 1984, o SBT levava ao ar apenas 13 episódios da série de comédia mexicana,Chaves, que posteriormente se transformaria num dos maiores sucessos de audiência da emissora paulista. Sucesso em vários países, Chaves foi criado e protagonizado por Roberto Gómez Bolaños que interpretou omenino órfão de oito anos que vive dentro de um barril, numa vila. Mesmo tendo adultos interpretando crianças, Chaves foi escrito para o público adulto, no entanto as crianças logo se encantaram pelo personagem e pelos outros moradores da vila, as crianças Chiquinha e Quico, e os adultos Seu Madruga,Seu BarrigaDona FlorindaDona ClotildeProfessor Girafales, entre outros. Por isso, foi decidido que o programa seria direcionado para o público em geral, sem restrições.
Apesar de a vila ser o núcleo central do seriado onde moram os principais personagens, também foram desenvolvidas histórias fora da vila, como na escolhinha do Professor Girafales, onde as crianças estudam e interagem com outros garotos; um hotel em Acapulco e o restaurante de Dona Florinda, que é um antigo bar comprado por ela. Produzida pela Televisión Independiente de México (posteriormente, Televisa), Chaves estreou em 20 de junho de 1971 no Canal 8 e ficou no ar até janeiro de 1992. Opersonagem Chaves, juntamente com a Chiquinha, surgiu no programa Chespirito, que também era desenvolvido pelo comediante Roberto Bolaños. Como o programa passou de meia hora para uma hora, foram criados novos quadros e personagens. Foi desta forma que surgiu a Vila do Chaves, local onde crianças aprontavam diversas travessuras e infernizavam a vida dos adultos.
Em 1973, o seriado foi difundido em vários países da América Hispânica, sempre com altos índices de audiência. Dois anos depois, as estimativas chegavam a mais de 350 milhões de telespectadores a cada semana. O sucesso era tanto que o elenco realizou uma turnê internacional e se apresentou nos países onde Chaves era exibido na época. Mais um sucesso de público.
A briga por direitos autorais fez com que o ator Carlos Villagrán, intérprete do Quico, se desentendesse com Bolaños. Por isso, em 1978, Villagrán deixou o programa. No ano seguinte, Ramon Valdés, o Seu Madruga, também deixou o elenco de Chaves devido a razões pessoais. No entanto, Valdés retornou ao programa pouco tempo depois. Apesar de o seriado ter sido exibido pela última vez em 1º de janeiro de 1980, Chaves se tornou, posteriormente, um quadro do programa Chespirito, ficando no ar, portanto, até 12 de junho de 1992.
Em 2006, estreou a versão de Chaves em desenho animado. No entanto, nesta versão, a personagem Chiquinha não aparece. Isto porque a atriz Maria Antonieta de las Nievestambém se desentendeu com Bolaños por causa de direitos autorais.
Com o grande sucesso de Chaves até hoje, foram lançados alguns produtos derivados do programa, como o livro El diario del Chavo del Ocho, aplicativos para Facebook, dispositivos móveis da Apple e um vídeogame para Wii lançado em 2012, além do musicalEl Chavo animado – Show en vivo (estreado em 2010).


Um menino órfão de apenas oito anos conquistou uma legião de fãs em todo o mundo. Seu nome é Chaves e ele mova em uma vila, mas precisamente na casa de número oito. No entanto, na maior parte do tempo ele gosta de ficar no seu esconderijo secreto: um barril de madeira. Chaves adora comer, seu apetite parece infinito e ele faz de tudo por um sanduíche de presunto ou por um pirulito.
Ingênuo, Chaves sempre se mete em confusões, mas às vezes ele acaba se envolvendo nelas "sem querer, querendo", como ele mesmo gosta de afirmar. Suas brincadeiras com os amigos Quico e Chiquinha por vezes acabam ocasionando mal-entendidos e discussões com os vizinhos, incluindo Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde. No entanto, os desentendimentos são levados para o lado cômico. Chaves procura mil e uma maneiras para ganhar dinheiro, por isso faz de tudo um pouco: trabalha como engraxate, é servente de garçom, vende refrescos e faz bicos para os demais habitantes da vila. O garoto é apaixonado pela menina Paty, sobrinha da vizinha Glória.
Além de "Foi sem querer, querendo", Chaves tem outras frases marcantes como "Me escapuliu", "Isso, isso, isso, isso", "Tá bom, mas não se irrite!", "Ninguém tem paciência comigo…", "Zás!… zás!… zás!" e "Ah, bom; assim, sim!".
A vila onde Chaves mora é do seu Seu Barriga, dono do cortiço e tem como alguns moradores Seu Madruga, Dona Neves e Dona Clotilde. Seu Madruga é como se fosse um pai para Chaves, e como tal de vez em quando aplica alguns cascudos no garoto. Viúvo, Seu Madruga é pai de Chiquinha. Ele vive em dificuldades financeiras e está sempre endividado, por isso não paga o aluguel há 14 meses, mas sempre arranja um jeito de fugir das cobranças do Seu Barriga. Aliás, quando Seu Barriga chega para cobrar o aluguel de seus inquilinos, ele é prontamente incomodado pelas crianças.
Seu Madruga é um homem preguiçoso e ignorante, mas é simpático. É o alvo preferido das brincadeiras das crianças, que adoram lhe dar apelidos. Costuma estar sempre no lugar errado e na hora errada, já que é responsabilizado por alguma travessura de Chaves quando o menino Quico começa a chorar. Por causa disso, para defender o seu filho, Dona Florinda sempre lhe dá um tapa no rosto. Dona Clotilde é apaixonada por seu Madruga e vive tentando conquistá-lo pelo estômago.
Chaves Barril
A filha de seu Madruga, Chiquinha, é o oposto do pai. Baixinha e semelhante a Chaves fisicamente, ela é esperta, inteligente e travessa. Tem como características físicas usar óculos e não ter alguns dentes. Ela exerce liderança sobre as outras crianças da vila. Apaixonada pelo Chaves, ela vive espalhando pela vila que um dia irá se casar com ele. No entanto, ela também é invejosa, não suportando Pópis, prima de Quico, e Paty, por quem Chaves é apaixonado.
Dona Florinda e Quico moram ao lado da casa de seu Madruga. O menino de oito anos é órfão de pai, que era marinheiro e morreu em alto mar. Ele se veste como seu pai, ou seja, sempre com um traje de marinheiro. Ao contrário de Chaves, Quico é um menino caprichoso, teimoso, mimado e invejoso. Vive esnobando as outras crianças da vila por ter condição financeira melhor do que a delas.
A mãe de Quico, Dona Florinda, é esnobe, e se acha superior a todos os moradores da vila, chamando-os de "gentalha". Mas, quando é para defender seu filho parte para a baixaria e estapeia seu Madruga sempre que encontra seu filho chorando. Ela é apaixonada pelo Professor Girafales. Mal-humorada, Dona Florinda se torna um doce de mulher quando recebe a visita do seu amor.
Outra moradora da vila é Dona Clotilde, mais conhecida como a Bruxa do 71 (número da sua casa). Apaixonada pelo seu Madruga, vive correndo atrás dele.
Além dos moradores habituais, a vila recebia as visitas de Nhonho, filho do Seu Barriga; do Professor Girafales, que "carinhosamente" era chamado pelas crianças de "Professor Linguiça"; e do carteiro Jaiminho.


A relação do seriado Chaves com os telespectadores brasileiros é especial e de muito amor. O seriado começou a ser exibido nos anos 80, no programa infantil do palhaçoBozo, no SBT. Somente foram comprados 13 episódios. Até a chegada de novos episódios em 1988, a emissora paulista reprisava os episódios iniciais.
Em 1990 e 1992, o SBT comprou os últimos lotes de episódios, inclusive os capítulos da fase até 1979/1980, quando o seriado foi ao ar pela última vez como sitcom própria.
O sucesso de Chaves no Brasil foi tanto nos anos 90, foi registrado o maior pico de audiência chegou a 36 pontos. E é claro que o seriado era exibido em horário nobre, para concorrer com a programação de outras emissoras. Após 19 anos no ar, o SBT retirou o programa da sua programação, entretanto, devido a intensa manifestação dos fãs do seriado, um mês depois, a emissora voltou a incluir os episódios de Chaves na programação. E o melhor é que foram ao ar alguns episódios não exibidos desde 1992.
Devido ao enorme sucesso que o seriado Chaves ainda faz no Brasil tanto com crianças da nova geração, como com os adultos, o SBT passou a exibir também o desenho animado Chaves.


Chaves (Roberto Gómez Bolaños) – Tem oito anos. É órfão, pobre, distraído e lento, mas criativo e bem intencionado. É um pouco ingênuo. Ninguém sabe seu nome verdadeiro.
Quico (Carlos Villagrán) – Tem nove anos. Possui bochechas enormes e, por isso, é sempre alvo dos garotos da vila que dizem que ele "tem bochechas de buldogue velho". Garoto mimado e superprotegido. É arrogante, invejoso e manipulador, embora tenha um bom coração. Sonha em receber uma bola quadrada.
Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) – Menina esperta. É apaixonada por Chaves.
Seu Madruga (Ramón Valdés) – Pai de Chiquinha, vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, está sempre de mau humor por ser alvo das travessuras das crianças.
Seu Madroga ou Don Román (Germán Robles) – Primo do Seu Madruga.
Dona Florinda (Florinda Meza) – Mãe de Quico. Romântica, antissocial, impaciente e mal-humorada.
Pópis (Florinda Meza) – Garota fanha, sobrinha egoísta, infantil e mimada de Dona Florinda. Prima de Quico.
Professor Girafales (Rubén Aguirre) – Intelectual, educado e formal. Namorado de Dona Florinda.
Seu Barriga (Edgar Vivar) – Dono da vila onde mora Chaves.
Nhonho ou Febronio Barriga Gordorritúa (Edgar Vivar) – Menino estudioso, filho do Seu Barriga.
Godinez (Horácio Gómez Bolaños) – É o pior aluno da sala do Professor Girafales. É distraído e solitário.
Clotilde (Angelines Fernández) – Seu apelido era Bruxa do 71 por causa da forma de se vestir. Solteira, é apaixonada por Madruga.
Glória (Maribel Fernández e Regina Torné) – Tia de Quico.
Paty (Rosita Bouchot e Ana Lilian de la Macorra) – Sobrinha de Glória e por quem Chaves é apaixonado.
Jaiminho (Raúl Padilla) – Carteiro
Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves) – Bisavó de Chiquinha.
Seu Furtado (Luís Carlos de Moraes)
Malicha (Maria Luisa Alcalá) – Prima de Chiquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *