sábado, 25 de abril de 2015

MacGyver – Profissão Perigo

destaque

Combater o crime sem utilizar arma e sem disparar um tiro sequer pode ser impossível, mas não para MacGyver, o famoso personagem de uma das mais bem sucedidas séries norte-americana nos anos 80. Originalmente intitulada MacGyver, no Brasil a série foi batizada de Profissão: Perigo. E como nos Estados Unidos, no Brasil a série também foi um grande sucesso, afinal todo mundo ficava curioso para saber que truque mirabolante o ex-agente secreto iria usar no próximo episódio para derrotar os inimigos.
Exibida entre a década de 1980 e 1990 (estreou em 1985 e durou até 1992), pela rede ABC, a série foi filmada em Vancouver, Columbia Britânica, no Canadá. No Brasil, ela foi transmitda pela TV Globo. O persogem principal era o ex-agente secreto Angus MacGyver, que não gostava de violência e se recusava a usar armas em suas missões, pois na infância ocorreu um acidente com um revólver que resultou na morte de um amigo.
Altamente inteligente, MacGyver usa os seus conhecimentos científicos (química e física) e alguns materiais comuns para derrotar seus inimigos e impedir que eles, por exemplo, provoquem uma explosão ou um desastre químico.
MacGyver Missil
Sua principal arma era um canivete suíço, do qual não se separava. Só que não se pode combater um crime com um canivete suíço, então MacGyver usava a sua inteligência e outros itens para "fabricar" suas armas. Assim, ele podia utilizar um chiclete, uma barra de chocolate, um ovo cozido, lentes de óculos, e até um clip de papel para resolver o problema. Coincidentemente, ele sempre tinha esses itens extras à disposição.
Sua imaginação não tinha limites, e ele era capaz de construir engenhocas e realizar alguns truques malucos e inimagináveis para driblar as mais arriscadas situações. MacGyver também tinha muitas habilidades, e sempre as utilizava em seu próprio benefício, afinal ele tinha que salvar a sua pele, seus amigos e quem mais estivesse em perigo. Era preciso pensar e agir o mais rapidamente possível e MacGyver sempre conseguia, obviamente.
O fato de MacGyver ter tantos objetos a sua disposição em momentos de alta tensão e perigo era o que tornava a série um sucesso. Afinal, como MacGyver vai solucionar o problema? O que ele vai fazer desta vez? Estas eram as perguntas que todos se faziam ao ver a série. E quando ele apresentava a solução era um tal de "ah, tá, bom, só mesmo na TV é possível fazer isso". No entanto, apesar das soluções absurdas, ninguém saía de frente da televisão. A série era diversão garantida, principalmente para quem estava atrás de um bom entretenimento na TV, sem ficar julgando os métodos de MacGyver. O lance era sentar, curtir a "mentirada" braba e se divertir horrores.
MacGyver era um sucesso entre mulheres, homens e até as crianças eram fãs. As mulheres o achavam sexy e charmoso, e suspiravam por ele, enquanto os homens o admiravam por sua astúcia e inteligência, além da boa dose de adrenalina dos episódios. Já as crianças queriam imitar MacGyver, que consideravam um herói. Não era raro a molecada brincar de MacGyver, o duro era decidir quem seria o mocinho. Por causa disso, nem todos os passos dos truques, baseados em fatos científicos, eram apresentados na televisão, justamente para não influenciar as crianças e assim impedir que elas reproduzissem o que viam na série de tevê. Afinal de contas, apesar da desconfiança dos telespectadores sobre a eficiência e eficácia dos métodos usados por MacGyver, muitos dos truques apresentados por ele podiam dar certo realmente.


Depois do término da série, em 1994, foram produzidos dois filmes: MacGyver: O Tesouro Perdido da Atlântida Conspiração Internacional.
O ator Richard Dean Anderson ressuscitou o personagem MacGyver em uma recente campanha da Mercedes-Benz na Europa (2012). Os comerciais mostravam o infalível MacGyver – agora um pacato pai de família que tem um pequeno negócio de reparos – em situações escabrosas mais uma vez, tudo para o lançamento do carro Citan, da Mercedes.


A forma como MacGyver resolvia os problemas era tão inesperada e por vezes absurda, que foi criada a expressão Macgyverismo para definir suas ações. Confira então algumas das soluções encontradas por MacGyver.
  • Com auxílio de um clipe ele desarma um míssil.
  • Utiliza um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore para criar um tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo.
  • Um cano de uma pistola de sinalização é amassado e se transforma em foguete de empuxo.
  • A fumaça do cigarro torna raios laser visíveis.
  • Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte.
  • Consegue erguer uma viga dando nó em uma mangueira contra incêndios.
  • Um vazamento de ácido é detido ao reagir o ácido com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso.
  • Uma pequena bomba é formada por cápsulas de remédio e sódio metálico. 


MacGyverRichard Dean Anderson era Angelus MacGyver, o protagonista da série. McGyver é graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física. MacGyver era apaixonado por hóquei no gelo, e sonhava ser jogador de hóquei profissional. Somente na última temporada é que se descobre o nome de MacGyver. No final da série, suege o filho de MacGyver. Graças ao personagem, Richard foi elevado a símbolo sexual, sendo escolhido o mais sexy do mundo em 1985. Richard também trabalhou no seriado Stargate SG-1, interpretando o general-brigadeiro Jack O´Neill, e participou do filme Médicos, Loucos e Apaixonados, de 1982.
 
PeteDana Elcar era Peter "Pete" Thornton, chefe de MacGyver na fundação Phoenix e seu melhor amigo. Era Pete quem mandava MacGyver para as missões. Dana também interpretou   outro personagem, Andy Colson, no episódio O Piloto, da série MacGyver. Ao longo de sua carreira, Dana Elcar participou de mais de 40 filmes, mas seu personagem mais famoso foi sempre Peter "Pete" Thornton, em MacGyver. Em 1991, Dana descobriu o glaucoma, uma doença degenerativa dos olhos que causa a cegueira. Na série McGyver seu personagem também desenvolve a doença.  Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade, devido a complicações decorrente de uma pneumonia.
 
JackBruce McGrill era Jack Dalton, um aviador e um velho amigo de MacGyver. Seu objetivo na vida era enriquecer facilmente, porém seus esquemas nunca davam certo e ele se metia em muitas confusões. Sua marca registrada era um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente. Bruce tem uma extensa lista de participações em filmes, como Legalmente Loira 2 e Meu Primo Vinny, entre outros.
 
MurdochMichael Des Barres era Murdoc. Membro de uma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, Murdoc nunca falha em uma missão, até conhecer MacGyver, o único que não consegue matar com suas próprias mãos. Murdoc "morre" mais de uma vez ao longo da série e antes do último suspiro sempre grita "MACGYVER". O ator Michael Des Barres fez diversas participações em séries de televisão como Seinfeld, Lois & Clark, Melrose Place, Frasie, Bones, entre outras.
 
PennyTeri Hatcher era Penny Parker, uma amiga atrapalhada de MacGyver. A atriz se destacou posteriormente na série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, onde interpretou Lois Lane, a eterna paixão do Superman. Teri também participou da série de sucesso Desperate Housewives, e foi a bond girl Paris Carver, no filme 007 – O Amanhã Nunca Morre.
 
Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, The ColtonsCuba Gooding Jr. formavam a família Os Coltons. Mercenários, eles aparecem ao longo da temporada, mas um de cada vez. Aparecem juntos somente em um episódio da temporada final, chamado de "The Coltons".
 
HarryJohn Anderson era Harry Jackson, o avô de MacGyver. Ele cuida de MacGyver depois da morte de seu pai e de sua avó em um acidente de carro. Harry abandona MacGyver sete anos depois. Outros 16 anos se passam até que Harry e MacGyver se reencontram no episódio "Target MacGyver", e trabalham juntos para derrotar um assassino chamado Axminster (encenado por D'Mitch Davis). Harry morre de um ataque cardíaco entre a quinta e sexta temporadas, nos episódios "Passages" e "Harry`s Will".
 
NikkiElyssa Davalos era Nikki Carpenter. Ela entrou para a Fundação Phoenix na terceira temporada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *