domingo, 12 de abril de 2015

Changeman

destaque

Além de Jaspion, série de enorme sucesso no Brasil, o público brasileiro conheceu outros super heróis japoneses nos anos 80, como, por exemplo,Changeman. Só que desta vez ao invés de um super herói, eram cinco.Changeman era uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu (com efeitos especiais), e pertencia a linha dos Super Sentais (sempre cinco heróis que ganham poderes especiais, como os Power Rangers). Ela foi produzida pela Toei Company, entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986, e exibida pela TV Asahi.
No Brasil, a série japonesa começou a ser exibida a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete, ficando no ar até meados de 1994. E quem trouxe Changeman para o Brasil foi o empresário Toshihiro Egashira, dono de uma locadora de vídeo. Em 1985, ele notou que as séries do gênero tokusatsu eram muito populares entre seus clientes, por isso foi até ao Japão e adquiriu os direitos de Changeman para comercializá-los no Brasil. Ao chegar ao país trazendo as séries Jaspion e Changeman, Egashira fundou a Everest Vídeo e posteriormente negociou a exibição das séries japonesas com a Rede Manchete.
Changeman, juntamente com Jaspion, foi a atração principal do programa infantil Clube da Criança. Com um mês de exibição os telespectadores do infantil já tinham se rendido aos heróis japoneses, dando à série o segundo lugar na audiência. Depois da Rede Manchete, Changeman foi exibido pela Rede Record a partir de 1994 e, posteriormente, nas manhãs da CNT/Gazeta em 1997. A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes).
Se no Japão Changeman não se tornou um grande campeão de audiência, no Brasil foi diferente, pois a repercussão foi muito maior, e a série ganhou o status de clássico por ter sido o primeiro Super Sentai exibido no país. Os fãs de Changeman puderam ainda, além de acompanharem a série de televisão, conferir o Circo-Show de Jaspion & Changeman, especialmente montado pela distribuidora Everest para rodar o país. Afinal, atores brasileiros interpretavam os heróis das séries Jaspion e Changeman.
A série foi ainda a primeira da linhagem Super Sentai a chegar ao Brasil, fazendo com que outras séries do mesmo gênero fossem exibidas posteriormente na televisão brasileira.



Integrantes do exército dos Defensores da Terra estão em treinamento sob a supervisão do Sargento Ibuki quando são atacados pelos Soldados Hidler, guerreiros espaciais. No grupo estavam cinco jovens que são banhados pela Força Terrena. Imediatamente, cada um deles adquire poderes especiais e juntos derrotam os inimigos. Os jovens são então "capturados" por uma nave, onde se encontra o Sargento Ibuki que explica que a partir de agora eles formam o Esquadrão Relâmpago Changeman e que têm como missão proteger a Terra da invasão do poderoso Gôzma, grupo de extraterrestres que está tentando governar todos os planetas do Universo.
Cada um dos escolhidos ganha poderes de um densetsu-ju. Assim, surgem o Change Dragon (Dragão), Change Griphon (Grifo), Change Pegasus (Pégasus), Change Mermaid (Sereia) e Change Phoenix (Fênix). Todos possuem um mecanismo em forma de relógio em seus pulsos, e quando falam "Vamos Change!", a Força Terrana emana novamente em seus corpos, transformando-os em Changemans. Cada um usa roupa de uma determinada cor e a cada um deles foi dado um poder especial.
Changemans
Além de seus poderes, os heróis contam com um arsenal para enfrentar os inimigos, como a "Base Shuttle", uma nave que transportava os três módulos: "Jet Change 1", uma motocicleta pilotada por Change Dragon; o "Heli Change 2", helicóptero pilotado por Change Griphon e Change Mermaid; e o "Land Change 3", um tanque pilotado por Change Pegasus e Change Phoenix. Juntos, os módulos se unem e formam o "Change-Robô", uma máquina de combate, que dispara mísseis da barriga e o "Change Vulcão" de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos. Um escudo e a Espada Relâmpago também fazem parte do Change Robô.
Enfrentar as ameaças alienígenas de Gôzma não é fácil, já que ele o Senhor Bazoo conta com a ajuda de muitos aliados como o Comandante GilukeRainha AhamesGaata, oPirata Espacial BubaGyodai e os Soldados Hidler. No entanto, no decorrer da série, muitos inimigos viram amigos dos Changeman e acabam por ajudá-los a destruir o Senhor Bazoo.


Heróis

Change Dragon (Tsurugi Hiryuu) – É o líder dos Changeman. É da tropa aérea dos defensores. Um homem frio e amargurado, mas que luta com fervor. Ex-jogador de beisebol, ele é conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragonball (Bola Dragão). Chage Dragon está sempre incentivando seus companheiros a nunca desistirem de lutar, mesmo nas horas mais difíceis. Seus golpes incluem o Dragon Attack, Dragon Kick, Dragon Lightning Energy (Energia Relâmpago) e a Dragon Force.
Change Griphon (Shou Hayate) – É o galã da equipe. É da tropa do comando florestal. Mulherengo, sempre estava tentando cantar alguma garota da equipe ou as cientistas. Tinha um estilo "bad boy", trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta. Seus golpes especiais são o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws (Grifon Garra Magma), Griphon Lightning Energy (Energia Relâmpago) e Griphon Bazuca.
Change Pégaso (Ozora Youma) – É o comediante da equipe. Da força defensora da Terra. Guloso, infantil e desafinado, ele consegue derrotar um monstro apenas cantando com um garoto. Salva um cavalo que ia ser sacrificado e o chama de Pégaso. Durante a batalha, seu novo amigo se sacrifica pelos seus companheiros. É mestre em explosivos. Enfrenta os vilões com o Pegasus Attack, Pegasus Lightning Energy (Energia Relâmpago) e Pegasus Bazuca.
Change Mermaid (Sayaka Nagisa) – É a cientista da equipe. Da operação de ataque. Tem equilibrado senso do dever e um jeito maternal. É a "musa" da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave, Mermaid Lightning Energy (Energia Relâmpago) e Mermaid Bazuca.
Change Phoenix (Mai Tsubasa) – É a mais enfezada e esquentadinha da equipe. Da tropa de espionagem. É mestra em disfarces. Motoqueira invocada, odeia levar desaforo para casa, mesmo quando é chamada de gatinha. Seus golpes incluem o Phoenix Attack, Phoenix Flaming (Fênix Fogo), Phoenix Lightning Energy (Energia Relâmpago) e a Phoenix Bazuca.
Aliados
Sargento Ibuki – Líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra. demonstrava com frequência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas. Ibuki é na verdade um alienígena nativo do planeta Heath, ou seja, ele é heatheano, e que escapou da destruição de seu mundo por Bazoo. Seu nome verdadeiro é Yui Ibuki, e tem a pele roxa, cabeça pontuda e olhos amarelos sem pupilas (tudo escondido por um disfarce). Na Terra passou a treinar o grupo antes de se transformarem nos Changeman. É durão, mas sempre que o grupo passava dificuldades era ele que os incentivava a não desistir de lutar.
Nana – Nativa do Planeta Tecnolíquel. Ela detém uma inteligência fora do comum. Quando criança foi utilizada para fazer experimentos pelo Doutor Kumasawa (um cientista terráqueo que havia se aliado a Bazoo). É salva pelos Changeman, e por conta de sua Aura Energética passa a ser perseguida por Giluke e Ahames. Por ser nativa do planeta Tecnolíquel, tem infância curta, ficando adulta em questão de segundos.
Zôle – Esposa de Gaata. Quando está em trabalho de parto, pede para Nana avisar Gaata sobre o nascimento do segundo filho. Foi o milagre do nascimento desse filho – uma menina, batizada de Cooler – que salvou-os de um terremoto provocado pela criação de ovos do dragão Yangueran. Por causa do nascimento do segundo filho, Gaata virou desertor de Gôzma e se aliou aos Changeman até o final.
Wallage – Filho de Gaata.
Nos episódios finais da trama unem-se ao grupo Gaata, Shima (liberta da maldição que a prendia a Gozma) e Gyodai.
Inimigos
Os componentes do exército de Gozma vêm de planetas diferentes.
Senhor Bazoo – Líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, ele explica que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava.
Comandante Giluke – Comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, passou a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo. É derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo. Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana, torna-se Super Giluke e depois Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitavemente pelos Changeman.
Rainha Ahames – Originária da estrela Amazo, que fora destruída ou arrasada por Bazoo. Colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primeira emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran. Ahames e Giluke brigam pela atenção de Bazoo. É transformada no monstro Mezu por Super Giluke. É vencida após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.
Pirata Espacial Buba – Buba é um pirata espacial, e sua origem é desconhecida. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Suas armas são a foice Buldobas e a espada Guirrás. Após libertar Shima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.
Shiima – Nativa da estrela Aman (que teria sido destruída ou arrasada por Bazoo). Trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço. Posteriormente, o feitiço é quebrado por Buba e ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.
Gaata – Navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi. Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.
Gyodai – Ele era invocado sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman. Ele soltava de um olho localizado em sua boca um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos. Gyodai era um animal espacial irracional (só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos). Era fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.
Perversor Espacial Gaboo – Vindo com os integrantes da Nave Espacial Gozma, para conquistar o planeta, tem aparência de uma planta carnívora. Esteve presente na primeira tentativa de conquista ao lado de Buba, mas é destruído pelos Changemans, criando grande espanto para Gozma.
Monstros Espaciais – Alienígenas que prestam serviços ao Império Gozma por vontade própria ou mediante alguma coação. Após serem destruídos pelos Changeman, eram ressuscitados por Gyodai e se tornavam seres gigantescos e extremamente violentos.
Doutor Kamasawa – Cientista que foi aliado de Gozma, para fazer experimentos em Gyodai, utilizando a inteligência de Nana. É morto por um dos Lagartos que Gyodai transformou em monstros.
Hawker – Companheiro de Buba. Juntos travam um embate contra os Changeman. É apaixonado pela Rainha Ahames.
Principe Ícaro – Filho adotivo de Bazoo. Cruel e perverso como seu pai. Queria restaurar a sua estrela: Igous. Ele se apaixona por Sayaka e termina sendo morto pelo próprio pai.
Jill – Foi companheira de Buba em suas pilhagens pelo espaço. Morre após confrontar Super Giluke.
Soldados Hidler – Soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros, não sabem falar. Possuem a força de um ser humano normal e são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto quando seu nível de poder foi elevado ou quando os heróis se viam extenuados.
Dragão Espacial Jangueran – Dragão espacial de Ahames.
Monstros Espaciais Giza, Jella e Savoo – Servos de Ahames. Foram mortos.
Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, já que na verdade, eles queriam era reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma. Por isso, quando se libertaram da tirania de Bazoo, foram lutar ao lado dos Changeman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *