domingo, 12 de abril de 2015

Jaspion

destaque

Nos anos 80 os japoneses "invadiram" a tela brasileira com as séries Jaspion,Changeman e outros "tokusatus". Tudo bem que não foi a primeira invasão, National Kid foi o pioneiro, seguido de Ultraman, Ultraseven e Spectroman. Mas Jaspion certamente foi o herói japonês que mais rendeu audiência e produtos no Brasil.
A série de TV japonesa O Fantástico Jaspion pertence ao gênero tokusatsu, uma abreviação para filmes com efeitos especiais mas que passou a ser utilizada para esses tipos de séries, com um herói fantasiado e monstros gigantes. Outra subdivisão do gênero são os Metal Heroes (séries em que jovens usam uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra). Jaspion foi produzido pela Toei Company e exibido originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986, pela TV Asahi. Ao todo foram 46 episódios.
No Brasil, no entanto, a série começou a ser transmitida somente em 1988 no programa infantil Clube da Criança, pela Rede Manchete. Aliás, foi o empresário Toshihiro Egashira, dono de uma locadora de vídeo, que percebendo o grande interesse de seus clientes pelas séries tokusatsu foi ao Japão e adquiriu os direitos de Jaspion e Changeman para comercializá-los no Brasil. Depois, ele fundou a Everest Vídeo e negociou os títulos para exibição na tevê. E ele estava certo em apostar em Jaspion e Changeman, já que em menos de um mês de exibição, as aventuras dos super heróis alcançaram o segundo lugar na audiência.
Na Rede Manchete, Jaspion foi exibido de 1988 até meados de 1994. Depois a série passou para a Rede Record onde foi exibida entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, no período da tarde. Em 1996, foi reprisada na emissora paulista, tendo mantido ótimos índices de audiência. No ano seguinte, Jaspion foi exibida nas manhãs da CNT/Gazeta. Em 2009, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filme.
Não é exagero dizer que no Brasil Jaspion foi um grande sucesso, tendo se tornado um fenômeno. Além da série, os fãs podiam contar com discos, camisetas, quadrinhos e até chicletes com a marca Jaspion. Até mesmo um Circo Show foi montado para rodar o país com o show de atores brasileiros que interpretavam os heróis das séries Jaspion e Changeman. Jaspion se tornou um dos principais heróis japoneses a desembarcar por aqui, tendo, inclusive, aberto as portas para a importação de outras séries do gênero tokusatsu.
O casal de pesquisadores Kerly e Anna viajavam com seu filho recém-nascido numa nave espacial pelo universo quando ela caiu num planeta. Os pais do garoto morreram, mas ele sobreviveu e foi encontrado pelo velho e poderoso sábio Edin, remanescente de uma raça de sábios que havia sido dizimada, após o seu planeta natal ter se chocado com um cometa. Edin acreditava nas profecias da Bíblia Galáctica, segundo a qual um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, por isso ele achou que o garoto seria o lendário guerreiro, e o adotou. A ele foi dado o nome de Jaspion.
Alguns anos depois, Edin soube que vários planetas da via-láctea estavam sendo devastados e que suas civilizações eram destruídas sem dó nem piedade. O responsável pela destruição era o maligno Satan Goss, resultado da união das energias negativas do universo. Edin sabia que Satan poderia se transformar num terrível monstro de poderes assustadores, por isso treinou Jaspion para combatê-lo e destruir o Império dos Monstros. Jaspion também teria como missão encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído).
O Fantástico Jaspion
Jaspion recebeu todos os conhecimentos necessários para defender a paz em todos os planetas da via-láctea. Ele também podia contar com os equipamentos construídos por Edin (que possuía conhecimentos em ciências e tecnologia) para auxiliá-lo em sua missão. Entre eles destaque para a armadura Metaltex, feita do metal Ejinium, o mais resistente do universo, e que portava a pistola de raio Turbo Magnus; e a Espada Laser. Edin construiu ainda a androide Anri, que ajuda Jaspion em suas missões, e a nave espacial Daileon, que transforma-se em um robô gigante, e ainda abriga os super veículos Gaibin Tanque e Jet, e a moto Alan Space.
Jaspion e AnriQuando Jaspion já estava pronto para lutar contra as forças do mal, ele e Anri deixam o planeta de Edin e vão para a Terra. É lá que eles tem que enfrentar Satan Goss e seu filho MacGaren que pretendem exterminar a civilização humana e assim consturir o Império dos Monstros na Terra. Também é na Terra que Jaspion conhece o guerreiro Boomerman, o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta. Todos se tornam aliados de Jaspion. No entanto, além de Satan e de seu filho, Jaspion tem que lutar contra os irmãos Gassãmi, os Quadridemos, o mercenário Guilar e as irmãs bruxas Kilza e Kilmara.
Para destruir Satan Goss, Jaspion precisava encontrar cinco crianças e um bebê, que irradiavam a luz universal. Elas deveriam ser encontradas por um guerreiro, Jaspion, também banhado pela luz. Da união das cinco crianças surgiria o Pássaro Dourado, e assim, destruiriam Satan Goss.
A seguir, você confere a lista com alguns dos principais personagens de Jaspion.
Heróis e Aliados
Jaspion (Seike Kurosaki) – O herói da série. Sobreviveu a um acidente espacial, mas seus pais morreram. Foi achado e criado por Edin. Quando se tornou adulto, Edin o avisou da ameaça de Satan Goss sobre o universo, prevista na Bíblia Galáctica, e Jaspion partiu para uma jornada pelo espaço. Após visitar alguns planetas, ele chega à Terra para livrá-la da investida de Satan Goss e de seu filho MacGaren.
Edin (Noboru Nakatani) – Eremita e cientista da galáxia. Último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica. Leu na Bíblia Galáctica sobre a profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Carrega consigo um cajado. Guia e mentor espiritual do herói, Edin morre ao final da série. Ele enfrenta sozinho Satan Goss e sacrifica sua própria vida para que Jaspion tenha tempo para encontrar o bebê irradiado pelo Pássaro Dourado.
Anri (Kiyomi Tsukada) – Androide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Apesar de ser uma androide quase perfeita, os sentimentos de Anri como humano são despertados quando se interessa rapidamente por Boomerman. Ajuda Jaspion durante sua jornada. Por ser uma máquina, é imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
Miya (Atsuko Koganezawa) – Bebê alienígena, nascida no planeta florestal Beezee. Foi encontrada e salva da morte por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, e assim passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, apenas geme ou pronuncia somente o seu nome. É muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante dos heróis.
Bommerman (Hiroshi Watari) – Ex-estudante de medicina. Visa vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por investigar uma rede de contrabando de armas controlada por MacGaren. Se tornou policial da Interpol, e ajuda Jaspion em diversas ocasiões. Suas armas são dois bumerangues gêmeos. Ao longo da série adquire uma técnica especial, Cross Cutter em que une suas duas armas em uma cruz.
Prof. Nambara (Isao Sasaki) – Fotógrafo viúvo. Encontra em livros de mitologia uma lenda que fala sobre o Pássaro Dourado. MacGaren fica sabendo de suas pesquisas e tenta recrutar o Professor para encontrar o Pássaro, oferecendo-lhe 1 bilhão de ienes. Como o Professor nega auxílio, MacGaren ordena contra ele uma caçada sobre-humana. Desde então passa a colaborar com Jaspion.
Pássaro Dourado – Deus fênix guardião do universo.
Vilões
Satan Goss (Shôzô Îzuka) – É o principal vilão da série. Nasceu a partir da união de todas as energias negativas do universo. Seu objetivo é conquistar o universo e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Ele raramente se mete na elaboração dos planos para dominar o mundo e destruir Jaspion, por isso quem comando é seu filho, MacGaren. Sempre quando ele aparecia, uma voz ao fundo pronunciava: "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, se transformando no Poderoso Satan Goss e ainda mais poderoso. Ele deixa de se parecer com Darth Vader e ganha o aspecto de um demônio saltitante gigantesco.
MacGaren (Junichi Haruta) – O segundo no comando do Império dos Monstros. Conhecido como "filho de Satan Goss", embora no final do seriado sabe-se que ele nasceu da união das energias negativas existentes no Universo, assim como o próprio Satan Goss. Herdeiro do Império dos Monstros, ele é arqui-inimigo de Jaspion. Sua missão é espionar a Terra para seu pai. Quando se transforma, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez, mas é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso. Na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", luta com Jaspion e até chega a transformar-se num Satan Goss, mas por causa dos golpes sofridos durante a luta com Jaspion, acaba destruído e morre.
Bruxa Galáctica Kilza (Junko Takahata) – Vem de um planeta desconhecido por ordem de Satan Goss, para ressuscitar MacGaren após a morte deste pelas mãos de Jaspion. É ousada em seus planos, autoconfiante e muito esquentada. Suas mágicas são acompanhadas pela repetição da fórmula "Berebekan Katabanda" e a finalização "Kikerá!". Kilza duela com Jaspion, e apesar de ter a cabeça decepada e o corpo atingido pelo Cosmic Laser, ela sobrevive após reunir sua cabeça ao seu corpo. No entanto, ela acaba morrendo ao tentar descobrir como Jaspion localiza as crianças irradiadas pela luz.
Rainha Espectro da Treva Galáctica Kilmaza (Yukie Kagawa) – Surge após a morte de Kilza, sua irmã mais velha. Kilmaza quer vingar a morte da irmã e também obter uma fração do poder de Satan Goss. Kilmaza é uma criminosa espacial profissional, responsável pelo declínio e consequente extinção de inúmeras civilizações universo afora. Ao realizar suas feitiçarias, Kilmaza tocava castanholas de prata embutidas em suas luvas, e também finalizava dizendo "Kikerá!". Ela não partia para a luta física, mandando seus subalternos para o confronto. Kilmaza morre no final da série juntamente com seus comparsas, no momento em que Satan Goss é vencido e suas energias negativas aniquilam seus servos impiedosamente.
Quadridemos – Renegados galácticos convocados por MacGaren para auxiliá-lo a destruir Jaspion e unificar na Terra o Império dos Monstros. São eles: Purima, Gyoru, Ikki e Zampa.
Purima (Misa Nirei) – Membro do quarteto dos Quadridemos e guarda pessoal de MacGaren. Espécie de feiticeira treinada por Titânia (porém com poderes mais limitados que Kilza e Kilmaza). Utiliza como armas espadas e uma bola de cristal capaz de ataques de raios de grande abrangência de área.
Gyoru (Kei Anan) – Membro do quarteto dos Quadridemos e guarda pessoal de MacGaren. Espiã que usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, também utilizada como arpão, bastão de combate e zarabatana. Purima e Gyoru morrem juntas ao se condensarem num tipo de besta espacial humanoide branca (mistura de leão, lobo e urso polar) para enfrentar Jaspion. As duas foram fulminadas com o Cosmic Laser de Jaspion.
Ikki (Toschimichi Takahashi) – Vem de um planeta localizado no outro extremo da galáxia. Guarda-costas (ou ciborgue) cruel, foi o primeiro a morrer. Tinha uma poderosa lança do tipo tridente e disparava suas próprias mãos como socos a jato.
Zampa (Daigaku Sekine) – Maligno androide, foi o segundo a ser destruído. Responsável pelas mortes de Kerly e Hanna, os pais biológicos de Jaspion. Sua arma era uma foice do tipo cimitarra unida a uma longa corrente. Atirava raios laser de seus olhos.
Irmãos Gasami – Gasami 1 e Gasami 2 são irmãos piratas espaciais que dominaram o planeta Drods (de Koko) e vêm à Terra para exterminar Jaspion e abduzir o garoto Koko. Os dois são mortos por Jaspion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *