sexta-feira, 24 de abril de 2015

Balão Mágico

destaque


O Balão Mágico foi um dos principais programas infantis nos anos 80, tendo marcado uma geração de crianças que se divertiam assistindo desenhos animados como Smurfs, Popeye, Bam-Bam e Pedrita, Pernalonga, Os FlintstonesHe-Man, Mulher Aranha, Superamigos, Zé Colméia, Flash Gordon e O Homem Pássaro. O programa utilizava pequenas histórias para apresentação dos desenhos, além de dramatizações. A diretora do Balão Mágico, Rose Nogueira e a poeta Lúcia Vilares eram as responsáveis pelas histórias.
Exibido pela Rede Globo nos anos 80, o Balão Mágico era produzido em São Paulo e durou cerca de três anos, entre março de 1983 e junho de 1986. As crianças eram as estrelas do programa infantil, e aliás, este foi um dos primeiros infantis da TV brasileira a ser apresentado por crianças. O programa teve altos índices de audiência durante o tempo em que foi exibido.
Inicialmente, o Balão Mágico tinha como apresentadores a menina Simony, de apenas 5 anos de idade, e Fofão, uma espécie de "cachorro extraterrestre", interpretado pelo artista plástico Orival Pessini. Depois veio o personagem Cascatinha (interpretado por Castrinho) e as crianças Tob, Mike, Jairzinho, Luciana, Marcinho e Ricardinho. Em 1982, antes de estrear o Balão Mágico na televisão, Simony já fazia parte do grupo infantil A Turma do Balão Mágico, também formado por Mike e Tob. O disco lançado pelo grupo foi um sucesso tão grande que, em 1983, a TV Globo convidou Simony para estrelar o programa Balão Mágico.
Nos programas iniciais do Balão Mágico, Fofão não falava, emitindo apenas sons que eram interpretados por Simony. Com o tempo, os dois passaram a dialogar. Enquanto Simony estava as voltas com as lições da escola, Fofão sentia falta das brincadeiras com a amiguinha, por isso buscava alguém com quem brincar. A solução encontrada para acabar com a solidão de Fofão foi a criação de Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Orival Pessini e interpretado por Tob, integrante do grupo musical. Mike, outro integrante do grupo infantil, também chegou para participar da atração.
Mesmo com meia hora de duração, o sucesso do programa foi imediato, fazendo com que ele passasse, a partir de 1983, a ser apresentado de segunda a sábado (quando estreou era exibido de segunda a sexta) nas manhãs da Rede Globo, com 1h40 de duração. Foi também em 1983 que Castrinho estreou no programa o personagem Cascatinha, um menino dentuço e barrigudo, lançado no humorístico Chico City (1973).
Durante as férias de Simony, em 1984, a menina Luciana Benelli, de 4 anos, passou a comandar o programa infantil. Quando Simony retornou à atração, Luciana continuou apresentando o programa ao lado dela. Ainda em 1984, o programa ganhou nova abertura, novos cenários e desenhos. Num cenário de 15m de comprimento, as crianças brincavam e se divertiam entre casinhas de abelhas, cachoeiras, riachos, montanhas e um balão azul. Foram introduzidas no programa dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
A passagem do Cometa Halley pela órbita da Terra, em 1985, foi motivo para que o programa recebesse a visita do personagem Halleyfante – uma espécie de elefante-robô extraterrestre, interpretado pelo ator Ferrugem, e que tinha como objetivo defender a ecologia. No mesmo ano o menino Jairzinho, filho do cantor Jair Rodrigues, se juntaria ao grupo de apresentadores.
O sucesso do grupo infantil A Turma do Balão Mágico (chegou a atingir 10 milhões de cópias vendidas) fez com que fossem produzidos alguns especiais musicais para o programa. Destaque para "Superfantástico", com a participação de Djavan; "Amigos do Peito", com Fábio Jr; "É tão lindo", com Simony e Roberto Carlos; e "Baile dos Passarinhos", com Jane Duboc, entre outros. Em 1985, também foi produzido o especial Amigos do Peito. Nos últimos meses de exibição, o Balão Mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho. E no dia dia 28 de junho de 1986, o Balão Mágico ia ao ar pela última vez. Logo depois estreou o Xou da Xuxa. Até hoje muito adulto sente saudades daquela época.
Uma das atrações do Balão Mágico era sem dúvida o Fofão (criado por Orival Pessini para apresentar o Balão Mágico ao lado de Simony), que ganhou a simpatia de crianças e adultos na década de 80. Vindo de um planeta chamado "Fofolândia", ele era um ser misto de homem, cachorro e ser intergaláctico. O personagem usava uma máscara com bochecas enormes criada pelo próprio Orival. Seu visual era composto ainda por uma roupa de jardineira. De início, ele não falava, apenas emitia sons. Mas, devido a alta popularidade do personagem, ele foi ganhando cada vez mais espaço no programa. Com o enorme sucesso que fazia entre a criançada, o personagem acabou virando um boneco. Na época, chegaram a ser vendidos cerca de 4 milhões de bonecos. Fofão gravou ainda discos e teve diversos produtos licenciados com o seu nome.
Depois do fim do Balão Mágico, Fofão ganhou um programa diário na Rede Bandeirantes: a TV Fofão, no qual apresentava quadros humorísticos, musicais e desenhos animados. O programa ficou no ar por quase quatro anos, de 1986 a 1989. Em 1989, o personagem protagonizou o filme Fofão e a Nave Sem Rumo. A TV Fofão voltaria ao ar entre 1994 e 1996 novamente pela Rede Bandeirantes. Em seguida, teve uma rápida passagem pela TV Gazeta, quando a emissora ainda mantinha parceria com a CNT. A última vez que o personagem apareceu em um programa de televisão foi na Escolinha do Gugu, na Record.


Simony (Simony Benelli Galasso) – Única apresentadora que ficou no programa desde o início até ao final do Balão Mágico. Com o fim do Balão Mágico, lançou um álbum ao lado de Jairzinho. Depois lançou carreira solo. Apresentou dois programas infantis: Nave da Fantasia, na antiga TV Manchete, e Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá, Simony, no SBT.
Fofão (Orival Pessini) – Personagem criado pelo artista plástico Orival Pessini que encantou a garotada nos anos 80.
Tob / Fofinho (Vimerson Cavanillas Benedicto) – Saiu do grupo porque completou 14 anos em 1985. Gravou um disco solo. Formou-se em ator de teatro.
Cascatinha (Castrinho) – O personagem Cascatinha interagia com os apresentadores do Balão Mágico.
Mike (Michael Biggs) – Filho do inglês Ronald Biggs, que ficou famoso após ter assaltado um trem pagador na Inglaterra em 1963. Mike toca músicas brasileiras na Inglaterra.
Jairzinho (Jair Oliveira) – Filho do cantor Jair Rodrigues, Jairzinho ficou no Balão Mágico até o final. Seguiu breve carreira musical com Simony após o término do programa Balão Mágico. Depois foi estudar música nos Estados Unidos. De volta ao Brasil e à música, adotou o nome de Jair Oliveira, e hoje é cantor, compositor e produtor de discos.
Luciana (Luciana Benelli) – Prima de Simony. Substituiu Simony durante as suas férias no programa e depois foi uma das apresentadoras do Balão Mágico. Desistiu da carreira artística.
Ricardinho (Ricardo) – Substituiu Tob no grupo musical Balão Mágico.
Marcinho (Márcio Nasser Medina) – Substituiu Mike no grupo musical Balão Mágico. Atualmente é Mestre em Ensino de Física. Escreve, adapta e produz peças teatrais sobre ciências.
Halleyfante (Ferrugem) – o ator Ferrugem interpretou em 1985 um elefante-robô inspirado na passagem do Cometa Halley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *