quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Gata e o Rato

destaque


Em meados da década de 1980, a Rede Globo apresentou uma das séries de TV de maior sucesso: A Gata e o Rato (Moonlighting, no original), protagonizada por Bruce Willis e Cybill Shepherd. Transmitida pela ABC entre 1985 e 1989, ela teve 67 episódios e durou cinco temporadas. A Gata e o Rato foi um grande sucesso no Brasil, tendo sido apresentada posteriormente no SBT no final dos anos 90 e nos canais à cabo Sony, em 2003, e Multishow em 2005.
Criada por Glenn Gordon Caron, que também era o produtor executivo da série, A Gata e o Rato teria sido inspirada no filme "His Girl Friday", de 1940, protagonizado por Rosalind Russel e Cary Grant. A série era uma mistura de comédia, drama, mistério e romance. Até hoje a série é lembrada como um dos maiores clássicos da década de 1980. Além de fazer um enorme sucesso com o público, a série transformou o até então ator desconhecido Bruce Willis em celebridade e reavivou a carreira de Cybill Shepherd.
A Gata e o Rato contava a história de uma dupla de detetives formada por uma modelo de sucesso, Madolyn "Maddie" Hayes, e David Addison. Maddie tinha fama e dinheiro, mas levou um golpe de seu empresário e perdeu toda a sua fortuna. Só lhe restou uma casa e uma falida agência de detetives, a "Angels Detective Agency", cuja existência Maddie desconhecia e que era administrada pelo esperto David Addison. Aliás, a agência só existia como meio de se conseguir descontos no imposto de renda.
Ao conhecer a agência de detetives, Maddie teve a pior impressão possível, pois o local era uma bagunça, não se parecendo em nada com um local de trabalho sério. Maddie pensa em se livrar da agência, no entanto, David a convence a manter o negócio, afirmando que a agência poderia ajudá-la a reverter sua situação financeira, pois acreditava que ela daria lucro. Foi desta forma que nasceu a parceria entre Maddie e David, fazendo com que eles se tornassem sócios na "Blue Moon Investigations" (agência lua azul). Aliás, o nome da agência "Blue Moon" foi escolhido por causa de Maddie, uma famosa modelo que fazia campanhas para o shampoo Blue Moon.
Maddie e David passam então a trabalhar como detetives. Enquanto tentam solucionar os casos da agência, as discussões são constantes, já que as personalidades são completamente diferentes. Enquanto Maddie é séria e esnobe, David é cínico e esperto. Os dois brigam feito gato e rato, mas com o tempo surge uma atração muito forte, e Maddie e David passam a viver um amor platônico. Seus relacionamentos amorosos são tão agitados e difíceis quanto os profissionais.
O telespectador torcia pelo romance entre Maddie e David e esperava ansiosamente para que os dois ficassem juntos, e isso realmente aconteceu na terceira temporada da série. Depois de mais uma briga, os dois finalmente se rendem a paixão e vão para a cama. O momento tão aguardado pelos fãs fez com que o episódio "They Did It" alcançasse 44% de audiência nos Estados Unidos. A partir daí, todos pensaram que o casal iria se acertar de vez e viver um romance. No entanto, isso não aconteceu, pois o relacionamento só durou um episódio. O casal voltou a brigar e eles nunca mais se entenderam até o final da série. Maddie e David até hoje formam um dos casais mais lembrados da televisão.
Além dos protagonistas, quem também chamou a atenção na série foi a recepcionista Agnes Topisco. Sua principal característica era a voz muito fanhosa. Atrapalhada e fofoqueira, a srta. Topisco vivia assustada com as brigas dos patrões, mas já desconfiava de que Maddie e David estavam apaixonados um pelo outro. Srta. Topisco adorava fazer rimas e com frequência ficava falando sozinha depois de mais uma discussão entre Maddie e David. Com a chegada de Herbert Viola, a srta. Topisco ganha um namorado. Os dois foram responsáveis por muitos momentos engraçados da série e, apesar de um pouco atrapalhados, eles sempre tentavam ajudar Maddie e David.


A série foi indicada 39 vezes ao Emmy (considerado o Oscar da televisão), sendo que Bruce Willis ganhou um Emmy e um Globo de Ouro como melhor ator e Cybill Shepherd dois Globos de Ouro. Mas, apesar de todo o sucesso, A Gata e o Rato enfrentou muitos problemas de produção, como atraso nas gravações, o que fez com que episódios fossem reprisados até que os novos pudessem ir ao ar. Entre os principais problemas estava ainda a morosidade na entrega dos roteiros (eram muito longos), o fato de Cybill não decorar os textos ou se atrasar na maquiagem, além de desentendimentos com Willis.
Para contornar os problemas, os roteiristas passaram a focar mais nos personagens de Agnes e Herbert a partir da quarta temporada. Nos episódios, David e Maggie faziam pequenas participações. Aliás, essa época foi muito problemática, pois Willis e Cybill tiveram muitos contratempos. Cybill, por exemplo, ficou grávida e suas ausências se tornaram constantes. Já Willis estava envolvido com as filmagens de Duro de Matar. Quando o filme se tornou um estrondoso sucesso, Willis começou a perder o interesse pela série e começou a ser bastante requisitado, estando sempre com a agenda cheia de compromissos, enquanto que Cybill se preocupava com os gêmeos. Quando um deles podia gravar, o outro tinha compromisso. Todos esses problemas associados ao fato de o escritor e produtor executivo Glenn Gordon Caron ter abandonado a série por dificuldades e desencontros na produção, ajudaram a acelerar o encerramento da série.
Na quinta temporada, os roteiristas fizeram com que Maddie se interessasse por Walter Bishop, introduzindo assim um triângulo amoroso. Só que esse romance repercurtiu muito mal e a série, que tinha sido um enorme sucesso nas três primeiras temporadas, enfrentava mais uma crise. Ou seja, o somatório de problemas acabou por encerrar uma das mais lembradas e adoradas séries de televisão dos anos 80. O último episódio de A Gata e o Rato nos Estados Unidos foi exibido no dia 14 de maio de 1989.


Madolyn "Maddie" Hayes (Cybill Shepherd) – A ex-modelo Maddie passa a trabalhar como detetive particular após perder quase toda a sua fortuna. A atriz Cybill Shepherd já tinha uma carreira no cinema nos anos 70, tendo participado em filmes como A Última Sessão de Cinema Taxi Driver. Em A Gata e o Rato, a atriz teve o seu primeiro papel de destaque. Depois do fim da série, Cybill estrelou diversos longas e participou de outras produções na TV. Em 1995 ela etrelou a comédia Cybill onde viveu uma atriz na meia idade em busca de alavancar a carreira em Hollywood. A atriz também participou de séries de TV como Samantha Who?, Eastwick, Psych e The Client List.
David Addison (Bruce Willis) – É o cínico, charmoso e sedutor David Addison, que se torna sócio de Maddie na agência de detetives "Lua Azul". O personagem fez a carreira de Bruce Willis decolar e o ator chegou a ganhar vários premios pelo seu papel na série. Bruce Willis tem se dedicado ao cinema, tendo feito filmes de ação, suspense, drama e comédia. Entre as principais produções cinematográficas destaque para Duro de Matar, Pulp  Fiction – Tempos de Violência, Armagedon, O Quinto Elemento, Meu Vizinho Mafioso 1 e 2, O Sexto Sentido, Os Mercenários 1 e 2. Bruce Willis também fez participações especiais nas séries Ally McBeal, Friends e That 70′s Show.
Agnes Topisco (Allyce Beasley) – Recpcionista na agência de detetives Blue Moon. Desajeitada e fofoqueira, Agnes vive uma relação tumultuada com Herbert. Mas, depois os dois se apaixonam e vão morar juntos. Até hoje a personagem Agnes é o de maior destaque da carreira de Allyce. A atriz fez diversas participações em séries como Superboy, Alf o Eteimoso, Felicity, Medium, participou de filmes como Máquina Quase Mortífera, Legalmente Loira, entre outros e fez dublagens.
Herbert Viola (Curtis Armstrong) – Funcionário temporário da agência de detetives. O personagem entrou na segunda temporada, mas como agradou ao público acabou ficando fixo na série. Se tornou um dos detetives da agência. Curtis fez diversas participações em séries como Lois & Clark, Cybill, Felicty, Psych, The Closer, entre outras.
Richard Addison (Charles Rocket) – Irmão de David Addison.
MacGillicudy (Jack Blessing) – Detetive. Tinha interesse na srta. Topisco, despertando ciúmes em Herbert.
Alexander Hayes (Robert Webber) – Pai de Maddie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *