domingo, 12 de abril de 2015

Alf, o ETeimoso

destaque

Quando Alf, o ETeimoso estreou na televisão brasileira, a série norte-americana já era exibida há um ano pela NBC, tendo ido ao ar pela primeira vez no dia 22 de setembro de 1986. No total foram produzidos 102 episódios, tendo Alf sido exibido até 18 de junho de 1990.
A série tinha duração de 23 minutos e foi criada por Tom Patchett e Paul Fusco, tendo se transformado em um grande sucesso e numa das mais populares séries da década de 80, tendo sido a segunda mais assistida da história da televisão americana, ficando apenas atrás de Friends. Alf foi inspirada e parodiava o filme ET: O Extraterrestre, de Steven Spielberg, de 1982.
A estreia do programa no Brasil ocorreu na hora do almoço, aos domingos, na Rede Globo em 1987. Um dos principais trunfos da série no país foi sem dúvida a dublagem de Orlando Drummond, transformando a voz de Alf em uma marca registrada do personagem. Alf também foi exibida, inicialmente aos sábados, às 19h30, no Canal 21 na temporada de 2000 / 2001. Depois passou para o horário das 14h, de segunda a sexta-feira. Em 2004, Alf mudou de emissora novamente e passou a ser transmitida aos sábados pelo SBT, e depois de segunda a sexta, às 13h15.
Além da tevê aberta, Alf foi exibido na TV paga durante os anos 90, na Warner Channel e na Nickelodeon. No formato sitcom, a série tinha como característica colocar um grupo de pessoas contracenando com um boneco pequeno e peludo (seus pelos são marrons), que tem um focinho enrugado, sinais no rosto, oito estômagos e com o coração que localiza-se na cabeça. Na maioria das vezes Alf só apareceia da barriga para cima. E para que se pudesse dar vida ao boneco eram necessárias duas pessoas: uma para fazer seus movimentos e outra para fazer a voz de Alf.
O fim de Alf foi decretado devido a uma série de fatores. Primeiro, foi a morte do diretor de controle de marionete, em 1990, fazendo com que Paul Fusco ficasse sem seu maior ajudante na série. Depois, Paul Fusco teve de deixar sitcom para cuidar de seu estado grave de saúde e a NBC não aceitou que Tom Patchett dirigisse a série sozinho. Assim, em agosto de 1990 a série ia ao ar pela última vez, com Alf terminando junto a família Tanner.
Depois de ter sido feita uma versão de Alf em desenho animado, que contava a história dele em seu planeta natal, o alienígena pode finalmente estrear nas telas do cinema. Isto porque em 2012 a Sony comprou os direitos do seriado para adaptá-lo ao cinema. A ideia é fazer com que o filme faça uma mescla de atores e computação gráfica. Ainda não se sabe qual será a história a ser exibida e nem quando o filme chegará nos cinemas.

Gordon Shumway é o nome verdadeiro de Alf, apelido que significa "Alien Life Form" ou Forma de Vida Alienígena. Ele nasceu no dia 28 de outubro de 1756 no planeta Melmac. Os pais dele eram Bob e Flo Shumway. Gordon frequentou a escola secundária de Melmac por 122 anos. Ele foi capitão do time de bouillabaisseball, onde a bola é substituída por frutos do mar. No seu planeta, Gordon era responsável por proteger a órbita de Melmac. Seu melhor amigo em Melmac era Malhar Naik, além de Skip e Rhonda. No dia 28 de outubro de 1986, Alf não conseguiu defender seu planeta de armas nucleares e Melmac acabou explodindo. Gordon se perdeu no espaço e acabou caindo com sua nave e colidindo com a garagem dos Tanner em Los Angeles, Califórnia.

Os Tanner são uma típica família de classe média. Ela é formada por Willie, sua mulher Kate e seus filhos Lynn e Brian. Mesmo contra a vontade de Kate, Willie aceita que Alf fique morando com eles, decisão que agrada seus filhos. Eles adoram o alienígena. Por causa da presença de Alf em sua casa, os Tanner evitam receber visitas, especialmente os vizinhos fofoqueiros e bisbilhoteiros, os Ochmonek, família formada por Trevor, sua esposa Rachel e o filho do casal Jake.
A convivência dos Tanner com Alf não é fácil, afinal é preciso se acostumar com os hábitos do alienígena, portanto o choque cultural é inevitável. A família precisa aprender a conviver com o apetite voraz de Alf, que come tudo o que encontra pela frente, inclusive gatos. Lucky, o gato da família consegue escapar de ser devorado pelo alienígena, porém as brigas entre Alf e o gato são constantes e precisam ser constantemente apartadas. Além disso, Alf adora arrotar, hábito nada agradável e que é visto como falta de educação.
Alf também é muito desastrado e frequentemente quebra objetos de valor. Mas, uma de suas principais características é ter uma língua afiada, ser sarcástico e cínico e ter uma incrível capacidade para se meter em confusões. No entanto, apesar de atrapalhado e desastrado (às vezes coloca a sua vida em risco podendo ser descoberto), Alf tem bom coração e quando algo dá errado, ele se esforça para consertar seus erros, e geralmente consegue bons resultados.

Willie Tanner (Max Wright) – Chefe da família, odeia as coisas que Alf faz e tenta sempre manter as coisas em ordem, mas no fundo nutre um grande sentimento por ele, o que o faz permitir Alf em sua casa.
Kate Tanner (Anne Schedeen) – Dona de casa, não gosta muito do que Alf faz, mas acaba o aceitando na família e o adotando como um filho. Alf várias vezes à chama de Mamãe.
Lynn Tanner (Andrea Elson) – Filha adolescente da família. Alf tinha uma paixão por ela, mas que não dura muito tempo. Alf sempre a ajuda a conquistar alguém, mas sempre dá errado.
Brian Tanner (Benji Gregory) – Filho mais novo, adora Alf e suas traquinagens. Trata Alf como um irmão e tenta ser como ele, mas sempre é impedido por seus pais.
Trevor Ochmonek (John LaMotta) – Amigo de Willie. Machão preguiçoso e porco. Adora mulheres nuas. Não acredita que existe um allien vivendo ao lado dele.
Raquel Ochmonek (Liz Sheridan) – Esposa de Trevor. Vê motivos da existência de um alien.
Neal Tanner (Jim J. Bullock) – Irmão do Willie. Pessoa ingênua. Depois que se separa de sua esposa Margarett, reencontra Willie. Ele sabe da existência de Alf e se tornam amigos.
Whizzer (Paul Dooley) – Marido de Dorothy, mãe da Kate. Sabe da existência de Alf e também guarda segredo sobre ele.
Dorothy (Anne Meara) – Ficou viúva e se uniu a Whizzer. É mãe de Kate. Alf tem uma relação de amor e ódio com Dorothy e a chama de "bruxa", enquanto ela ameaça entregá-lo aos militares. Apesar das brigas, eles sempre se entendem principalmente quando Alf dá conselhos que ajudam ou quando ele tenta ser legal.
Jody (Andrea Covell) – Mulher cega. Ela sabe que Alf existe, mas não sabe que ele é um extraterrestre, porém consegue notar que ele é diferente quando toca em Alf e sente os pelos e percebe que ele é baixo.
Larry (BIll Daily) – Psicólogo que sabe da existência de Alf, porém o ajuda.
Jake Ochmonek (Josh Blake) – Garoto, sobrinho de Raquel e Trevor Ochmonek. Sabe da existência de Alf e guarda segredo sobre a existência dele. Os dois são muito amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *