quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Filme Os Goonies

destaque

Os Goonies foi um grande sucesso dos anos 80, e não foi à toa. Por trás do filme havia um time de peso, nada menos do que Steven Spielberg, Chris Columbus e Richard Donner. Se cada um separado foi responsável por diversos sucessos, imagine o que fariam juntos? E foi o que aconteceu com The Goonies, lançado em 1985. Ah, só pra completar a equação, a diva dos anos 80 Cyndi Lauper ainda era a diretora musical e cantava a faixa título do filme, "The Goonies 'R' Good Enough".


Cinco crianças encapetadas encontram um mapa do tesouro no sótão de uma casa e partem em uma aventura mirabolante. Claro que não era tão simples assim, mas essa era a ideia central. Os prédios do bairro onde as crianças moravam iriam ser demolidos, o que faria com que todos se mudasse e eventualmente deixasse de ser amigos. Eles decidem fazer uma cerimônia que serviria de despedida do local e quem sabe, de sua amizade. Mas eles descobrem um legítimo mapa do tesouro deixado por um pirata, Willy Caolho. O tesouro seria capaz de evitar a destruição de suas casas. Assim está criada a deliciosa aventura de Os Goonies.
Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) querem encontrar o tesouro de Willy Caolho. Andy e Stef são mais dois que juntam-se ao grupo por cavernas e trilhas subterrâneas. Claro que eles vão passar por muitos apuros, já que Willy Caolho deixou inúmeras armadilhas pelo caminho. Além das perigosas armadilhas do pirata, os moleques terão como inimigos uma família de bandidos italianos, os Fratelli. Durante a aventura eles ainda encontrarão Sloth, que apesar de sua aparência monstruosa e de pertencer à família Fratelli se tornará mais um grande amigo que ajudará os garotos.

Goonies Map

Tema do filme Os Goonies por Cindy Lauper
Spielberg produziu e roteirizou o filme com a ajuda de Chris Columbus, Richard Donner ficou com a direção. Para quem não está associando os nomes às pessoas, Donner simplesmente havia dirigido o sucesso Superman (1978) e seria responsável pela franquia Máquina Mortífera (1987), só para citar alguns pontos altos do currículo do diretor. Columbus na época já havia escrito Gremlins, O Enigma da Pirâmide e em 1990 ele dirigiria o também clássico Esqueceram de Mim. Nos anos 2000 dirigiu os dois primeiros filmes da saga Harry Potter. Spileberg dispensa lembranças, mas vamos lá: além de Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau na década de 70, só na década de 80 até Os Goonies Spielberg tinha "apenas" dirigido E.T. – O Extra-Terrestre, Os Caçadores da Arca Perdida e Indiana Jones e o Templo da Perdição.
Spielberg idealizou os Goonies e Columbus deu forma às ideias do gênio. Donner ficou com a direção, pois era especialista em dirigir sequências de ação eletrizantes (vide Máquina Mortífera e Superman). Daí saiu um clássico da década de 80, um grupo comum de garotos com quem todos podiam se identificar, vivendo uma aventura de tirar o fôlego, com uma surpresa em cada canto. A temática do filme ainda remetia a um enorme parque de diversões, além de ter vários ingredientes empolgantes como piratas, um antigo navio recheado de tesouros, pasasgens subterrâneas, armadilhas e perigosos vilões. A cereja do bolo era a mensagem anti-preconceito de Spielberg na forma de Sloth, um amável monstro com um coração de herói.
Goonies se tornou um incírivel sucesso de bilheteria e ganhou seu lugar como um clássico do cinema, uma aventura para toda família com ação empolgante, efeitos especiais de tirar o fôlego para a época e emoção em cada fotograma.


Goonies MickeySean Astin (Mikey Walsh)
Líder dos Goonies, Astin já nasceu de berço, era filho dos atores John Astin e Patty Duke. Nada mais natural do que emplacar uma bela carreira no cinema. Além de Goonies, participou de inúmeros filmes de sucesso, com destaque para "A Guerra dos Rose", "Coragem Sob Fogo" e a trilogia de "O Senhor dos Anéis". Na TV participou do clássico seriado “24 horas”.
Goonies BocãoCorey Feldman (Clark "Bocão" Devereaux)
Era o garotinho "boa pinta" do filme e virou ícone adolescente dos anos 80. As meninas não resistiam ao charme de Corey e sua legião de fãs mirins impulsionou sua carreira. Não era novato, já havia participado de dois filmes da franquia Sexta-feira 13, além do clássico "Os Gremlins". Depois atuou em mais de 50 filmes, como “Garotos Perdidos”, “Sem licença para dirigir” e “Conta Comigo”. Se afastou das telonas para se dedicar a um novo projeto, sua banda The Truth Movement. Continuou atuando no teatro e e participou de um Reality Show, The Two Corey´s.
Goonies WangJonathan Ke Quan (Richard "Dado" Wang)
Era o garotinho vietnamita de Os Goonies, que ajudava a turma com suas engenhocas. Já havia atuado com Harrison Ford em “Indiana Jones e o Templo da Perdição”. Continuou sua carreira no cinema, mas por trás das câmeras, se tornando consultor e coreógrafo de artes marciais. Participou de filmes como X-Men e Quando cresceu, porém, foi para trás das câmeras, atuando como treinador de artes marciais em filmes como X-Men e O Confronto (com Jet Li).
Goonies GordoJeff Cohen (Lawrence "Gordo" Cohen)
Era o "gordinho engraçado" do filme, arrancando muitas risadas da plateia com seu jeito atrapalhado. Não seguiu carreira como ator, mas se formou em direito e trabalho como advogado no ramo de entretenimento. Já produziu filmes independentes.
Goonies Brand WalshJosh Brolin (Brand Walsh)
Era o galã do filme, irmão mais velho de Mikey. Se firmou como um grande ator de Hollywood e até hoje participa de grandes produções, como o mais recente filme da franquia Men in Black (Homens de Preto). Brolin particiou de outros sucessos de público e crítica como “Onde os fracos não têm vez”, dos irmãos Cohen, e “Melinda e Melinda”, de Woody Allen. Também participou do filme “Milk”, com Sean Penn, e interpretou George Bush em “W”, de Oliver Stone.
Goonies Andy CarmichaelKerri Green (Andy Carmichael)
Era a namorada de Brand, uma bela líder de torcida. Teve papel importante no filme, onde salvou os Goonies de caírem em um penhasco tocando um piano de ossos. No cinema atuou no filme "Louco por Você", com a atriz Helen Hunt. Na TV participou de séries como "ER" (Plantão Médico), "Law and Order" (Lei e Ordem), entre outras.
Goonies StefMartha Plimpton (Stef Steinbrenner)
Era a ranzinza do grupo. Martha era modelo e atriz, mas sua carreira não emplacou. Ficou mais conhecida por seu namoro com River Phoenix, ídolo dos anos 80 e 90 que morreu precocemente de overdose. Martha escreve peças de teatro e participou de algumas séries, como a famosa “ER”.
Goonies SlothJohn Daniel Matuszak (Sloth)
Sloth era o adorável "monstro" do filme. Antes de entrar em cena John passava por cinco horas de maquiagem. Não foi fácil para o ex-jogador de futebol americano, mas seu sonho de virar ator falava mais alto e ele conseguiu construir um ótimo personagem. “Tooz”, como era conhecido nos campos, faleceu em 1989 decorrente de um ataque cardíaco. Especulou-se que tenha sido pelo uso excessivo de anabolizantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *