segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Em 02/02/1981: Iron Maiden lançava o clássico Killers

Imagem


Killers é o segundo álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, lançado em janeiro de 1981. Foi o primeiro a contar com o guitarrista Adrian Smith e o último com o vocalista Paul Di'Anno, demitido depois de problemas com suas performances nos palcos devido a seu abuso de álcool e uso de cocaína.  Foi ainda o primeiro álbum a contar com o produtor veterano Martin Birch, que produziu todos os álbuns do Iron Maiden até 1992.
A canção "Wrathchild" foi a única do disco a ser tocada regularmente em shows da banda, estando presente na maioria das turnês futuras. A música foi regravada em 2003 pelo grupo britânico Sikth e aparece no lado B de seu single "Scent of the Obscene". A canção também foi regravada em 2007 pela banda tributo The Iron Maidens em seu álbum Route 666, e novamente em 2008 pelo Gallows no CD tributo Maiden Heaven: A Tribute to Iron Maiden lançado pela revista Kerrang!. "Wrathchild" ainda aparece no jogo de PlayStation 2 Guitar Hero Encore: Rocks the 80s.
A música "Murders in the Rue Morgue" foi baseada em um conto homônimo do escritor Edgar Allan Poe. "Rue Morgue" é uma rua ficcional em Paris que em português significa "Rua da Morgue".

Killers é o único álbum do Iron Maiden a contar com duas canções instrumentais e foi escrito quase exclusivamente por Steve Harris, com algumas assistências do resto da banda (a faixa-título e "Twilight Zone" são as únicas músicas que recebem créditos adicionais). Cada canção, com exceção de "Murders in the Rue Morgue" e "Prodigal Son", foram escritas anos antes do lançamento do álbum de estreia, embora nenhuma fosse gravada profissionalmente até as sessões de Killers, excetuando-se "Wrathchild" (um antiga versão havia sido gravada em 1979, que participou da coletânea Metal for Muthas).
A edição norte-americana, lançada alguns meses após a data na Inglaterra, foi inicialmente distribuído pela Harvest Records/Capitol Records e subsequentemente pela Sanctuary Records/Columbia Records. "Twilight Zone" foi adicionada ao disco nessa versão.
A turnê de apoio ao álbum, Killer World Tour, levou a banda aos seus primeiros shows nos EUA, o primeiro no The Aladdin, Las Vegas em suporte ao Judas Priest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *