sábado, 21 de fevereiro de 2015

Top 10 Piores Consoles de todos os tempos



Tem muito jogo ruim por ai, isso todo mundo sabe, mas tem empresas que passam dos limites, investem milhões, pesquisas de mercado, fabricação, propaganda, marketing, contrato com empresas desenvolvedoras, tudo isso... pra lançar um vídeo game de merda!

É verdade que no passado muitos consoles falharam, seja por uma biblioteca fraca de jogos, ou mesmo porque a concorrência era muito forte, como o coitado do Sega Saturno, mas hoje vamos falar daqueles que não seriam boas escolhas, nem comparando com o Polystation! Simbora:

10. Sega 32X



Em 1994 (um ano bonito) tudo estava mudando, estava pra chegar o Playstation, o Nintendo 64, e até mesmo o sucessor do Mega Drive, o Sega Saturno, ao invés de ficar dinheiro e propaganda no novo console, a Sega resolveu tentar dar mais uma vida ao seu Mega Drive, lançando este bizarro acessório, o 32X:



Sua função era dar os tais 32 bit de poder ao Mega, e conseguiram alguns jogos legais como Virtua Fighter e Knuckles chaotix... mas além de ser um fracasso retumbante, afinal, os novos consoles estavam pra sair e nenhuma empresa ia ficar fazendo jogos pra um acessório que ninguém comprava, os próprios jogos erma fracos, e bem escassos. Primeira pisada na bola da Sega que mais tarde tiraria ela do mercado de consoles.



9. Atari 5200



Um marco não só na história dos games, mas do entretenimento como um todo, o gigantesco sucesso do Atari 2600 fez nascer uma indústria para os jogos. No início dos anos 80 porém a gigantesca quantidade de jogos ruins fez o mercado despencar. A Atari, que ainda tinha o velho 2600, e 2 linhas de computadores pessoais, resolveu lançar no mercado o sucessor do console , o 5200 (sim os nomes são muito estranhos xD).



O problema é que a empresa não podia dar suporte necessário a tantas plataformas, as empresas estavam superlotando as prateleiras com jogos repetidos, e de qualidade duvidosa. Mas o coitado do 5200, além de ter gráficos que em nada "revolucionavam" o antecessor, só possuía versões novas dos jogos mais clássicos do primeiro Atari, E seu controle tinha sérios problemas, o Joystick quebrava facilmente (o que já impede o console de ser jogável) e o design era ridículo,... pelo lado bom, foi o primeiro console a trazer o botão de pausa!



8. Gakken TV Boy

Falando em designs ridículos, o pior era o Gakken TV Boy, sério, olha só pra essa desgraça:



Em 1983, a Nintendo ressuscitou de vez o mercado de jogos com seu Famicom lá no Japão(o NES), tradicionalmente o berço dos videogames (é sério, todos os clássicos são de lá). E desde sempre surgem os copiadores, como o TV Boy.



O Joystick em formato de 'T' fica preso na carcaça, com 1 botão do lado, na esquerda do aparelho tem esse "telefone" ai pra você pode apoiar a mão, e ainda mais um botão. Com poucos,e ruins, jogos (como versões de Frogger), o console logo foi esquecido, mas seu design de tão feio até tem charme xD

7. LJN Video Art



Empresas desistam dessa de "Coisas educativas", você pode fazer um jogo educativo (tem vários otimos), aplicativos educativos, mas não uma maquina inteira dedicada a isso. E foi o caso do LJN Vídeo Art, um console de pintura educativo.



Lançado em 1987, era parecido com o Paint do Mac ou Windows, e alguns jogos de matemática, história, etc. O controle era uma alavanca que fazia tudo, menos desenhar direito, o que era a base de um aparelho que na teoria era pra isso. Tem a mesma qualidade dos jogos publicados pela LJN, "clássicos" como De volta para o Futuro, Karate Kid e Bettlejuice de NES.



6. Apple Bandai Pippin



Pois é, se você é daqueles que torciam pra Apple fazer um console, saibam que ela já tentou fazer um, e foi uma merda sem tamanho.

O Pippin era um projeto parecido com o Android, onde qualquer empresa poderia licenciar essa plataforma de produção, e fazer um aparelho. A primeira que arriscou foi a Bandai, que resolveu criar um console, baseado nesse sistema parecido com o Machintosh. 



O aparelho saiu em 1995, com uma minuscula biblioteca de jogos, todos da Bandai, e mesmo que a empresa tenha feito ótimos jogos de Dragon Ball no Super Nintendo, seu console não teria sorte, tinha jogo de pintura, jogos educativos... e não vamos nos esquecer que em 95 o Playstation já estava no mercado, não tínhamos mais espaço pra consoles ruins. Como ponto positivo, ele se conectava a internet, vinha com modem, e seu console possuía um pad pra navegar como mouse.



5. Philips CD-i



A Philips também já tentou sua sorte fazendo joguinhos, sua tentativa foi tímida, lançado em 1991, o CD-i era primordialmente um tocador de CDs e DVDs, coisas modernosas na época, de última hora porém, eles resolveram adicionar no nome o "Interactive", e colocar alguns processadores para jogos, além de aplicativos de computadores. Mas era um aparelho muito fraco pra isso, e os produtores dos poucos jogos disponíveis sempre reclamaram das limitações.



O maior pecado porém, foi que a Philips tinha feito um acordo para produzir um acessório de CDs para o Super Nintendo, quando o acordo não deu certo, a Philips conseguiu uma licença para produzir jogos no seu próprio console, o CDi, inspirados nas franquias da Nintendo, e tivemos os piores jogos com personagens Nintendo já feitos... Foram Hotel Mario e 3 Legend of Zelda (2 deles inclusive eram com a própria Zelda finalmente).




4.  Game.com



Agora vamos pro mercado mobile, o Game.com (estranhamente o 'ponto' não é lido lol) foi uma tentativa frustada, em um design terrível de competir mercado com o Game Boy em 1997. Produzido pela Tyger Electronics o aparelho tentou inovar, trazendo telas touchscreen, uma caneta pra clicar, e diversos aplicativos que faziam do portátil um PDA, tinha agenda, e-mail, anotações essas coisas.





No lado dos games, era outro console fraquíssimo, além da limitação em preto e branco, os jogos eram horríveis, as versões de Mortal Kombat 3 e Sonic 3 do aparelho eram piadas. Uma coisa legal dele, que acho até que deviam usar hoje, é que tinha suporte para 2 cartuchos de jogos ao mesmo tempo, boa ideia, péssima execução.

Lá pro final do vídeo o nerd fala sobre o Game.Com.


3. Mattel Hyperscan



Ah Mattel, no que você foi se meter? O Hyperscan era um console projetado pra crianças, mas não era educativo (ponto positivo), ele tinha um sistema de cartas colecionáveis, por exemplo, existe o jogo dos X-Men, o game vinha com uma série de cartas de personagens como o Wolverine e Fera, e você passa a carta no leitor (como os Amiibos) e libera o personagem, podendo também comprar outras cartas por fora, com poderes, personagens essas coisas, a pequena biblioteca de jogos se baseava nisso.



O problema? Esse software mega ultrapassado foi lançado em 2006! Já tínhamos Wii e Xbox 360 naquele ano, muitas opções melhores pra criançada. Cada cartão demorava pra carregar, os jogos eram cheios de bugs, só não foi mais fail do que o novo Max Steel.... se bem que perderam bem mais dinheiro nessa brincadeira.



2. Nokia N-Cage



Até a Nokia se arriscou no ramo de consoles portáteis, e fez isso tentando unir videogame e celular, o N-Cage de 2003 vinha pra competir com o Game Boy Advance, e tiveram até jogos bem parecidos, o aparelho tentava trazer todos os apps do seu tempo de um celular como mp3 e radio bem como os jogos. Sua falha começa pelo design, quem jogaria um Sonic nisso ai?



Com um software fraco, o aparelho tinha jogos bem simplificados, em comparação ao GBA, controles ruins, e 2 coisas das quais todo mundo vai se lembrar de odiar: 1. A entrada de cartuchos ficava atrás da bateria, então você precisava desligar e retirar a bateria pra colocar um jogo novo, e 2. Assim que você fazia ligações:



Bwuashuashuashuashuashuashu ai ai, o melhor? A Nokia tentou de novo com o N-Cage QD, que durou até 2010!

1. Virtual Boy



Ahhh Nintendo... não Nintendo... como você achou que isso daria certo? Pois bem, em 1995, a empresa achou que deveria expandir sua linha portátil "Boy" com uma nova ideia revolucionária, a realidade virtual.



Na sua futurística teoria, o aparelho teria aqueles jogos que hoje vemos no Oculus Rift por exemplo, o problema é que em 95 não tínhamos tecnologia pra lançar essas coisas pro público, sua tecnologia limitada só podia fazer jogos em preto e vermelho, a tal "experiencia 3D imersiva" prometida, nunca chegou, e temos alguns dos piores e mais dolorosos Mario Tennis, Wario e jogos de nave da história. 



Dolorida porque alguns minutos com esse trambolho na cabeça causa dores de cabeça forte, o maior fracasso da história da Nintendo foi descontinuado logo no ano seguinte, com uma pequena biblioteca de jogos disponíveis. O Virtual Boy é "campeão" da nossa lista de piores consoles, não só por ter sido com videogame horrível com jogos piores ainda... mas porque quem fez essa cagada foi a Nintendo, que vergonha! xD



Nossa lista dessa semana se encerra por aqui, e o que acharam? Concordam com nossas posições? Comente ai se você já pôde experimentar ou conhece coisa pior! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *