domingo, 5 de julho de 2015

Xou da Xuxa

destaque

Com o bordão “beijinho, beijinho e tchau, tchau”, Xuxa se despedia dos "baixinhos" que participavam e que acompanhavam o seu programa pela televisão, o Xou da Xuxa. O bordão virou febre, se tornando uma das marcas mais fortes da apresentadora gaúcha, nascida na cidade de Santa Rosa, que alcançou o estrelato após trocar a antiga Rede Manchete pela TV Globo, no ano de 1986, para apresentar o Xou da Xuxa.
Quando a apresentadora do programa infantil foi para a TV Globo ela já fazia bastante sucesso com a criançada, mas é inegável que o auge da sua carreira foi realmente o Xou da Xuxa. O programa que estreou em 30 de junho de 1986 se tornou um marco na história da televisão brasileira no segmento infanto-juvenil e marcou toda uma geração de baixinhos e de altinhos.
O Xou da Xuxa foi sem dúvida o principal programa infantil dos anos 80, tornando-se líder de audiência em pouco tempo no seu horário. Apresentado pela manhã, de segunda a sábado, o programa foi um "suxesso" desde o primeiro dia em que foi exibido na TV Globo, transformando a apresentadora Xuxa Meneghel em um fenômeno durante as décadas de 80 e 90 e, consequentemente, no maior ídolo infantil do país.
Palco xou da xuxa
Linda, loura e de olhos azuis, Xuxa encantava a todos. Os olhinhos das crianças brilhavam cada vez que ela surgia na tela da televisão, e era difícil tirá-las de frente da TV antes que o programa terminasse. As crianças ficavam hipnotizadas pela “Rainha dos baixinhos”, apelido que Xuxa ganhou porque se referia às crianças como "baixinhos". Todas queriam participar do Xou da Xuxa e estar ao lado dela.
O programa parecia um conto de fadas, comandado por uma princesa, uma fada madrinha. E se nos contos de fada, as princesas usavam carruagens, no Xou da Xuxa, ela surgia de uma nave cor-de-rosa, cantando "Amiguinha Xuxa". A mesma nave a levava embora ao final do programa. Nos primeiros minutos do seu programa, Xuxa tinha como ritual dar os parabéns aos aniversariantes do dia com a música "Parabéns da Xuxa" e também de fornecer dicas de alimentação saudável para as crianças enquanto tomava seu café da manhã ao som de "Quem quer pão".
Gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o programa parecia um parque de diversões, pois reunia brinquedos como mini roda gigante, carrossel, escorregador e gangorra. Assim, as crianças tanto podiam participar das bricadeiras comandadas por Xuxa como também se esbaldar nos brinquedos que faziam parte do cenário. Além do mais, tudo era muito colorido e divertido. O programa reunia ainda brincadeiras (cabo de guerra, por exemplo) e gincanas que as crianças adoravam. Eram sempre meninos contra meninas. O programa tinha ainda sorteio de cartas através das quais as crianças ganhavam brinquedos, e, é claro, os números musicais, tanto de Xuxa quanto de artistas que faziam sucesso nos anos 80.
O Xou da Xuxa contabilizou 2 mil programas e durou seis anos. A última exibição foi no dia 31 de dezembro de 1992.
Ficar perto da Xuxa era um sonho para meninas, meninos e adolescentes. E alguns conseguiram realizar esse sonho indo trabalhar no programa. Como eram muitas crianças por gravação, Xuxa precisava de gente para auxiliá-la, principalmente com as crianças que iriam participar das brincadeiras. Foi assim que surgiram as Paquitas, as assistentes de palco. Na verdade, elas surgiram quando Xuxa ainda trabalhava na antiga TV Manchete, mas o grande boom de Paquitas foi mesmo na TV Globo.
As meninas escaladas para trabalhar ao lado da Xuxa estavam na pré-adolescência, por volta dos 10 aos 15 anos. Elas ficavam no programa até o início da vida adulta, entre os 17 e os 20 anos, quando eram substituídas por outras meninas. As escolhas eram feitas através de testes e as vagas eram disputadíssimas. Todas as adolescentes queriam ser Paquitas e trabalhar ao lado de Xuxa. Coincidência ou não, todas eram louras, assim como ela.
Paquitas
Inicialmente, as Paquitas seriam somente assistentes de palco, mas foram lançadas como um grupo musical, fazendo também um enorme sucesso com a criançada. A canção "Fada madrinha (É tão bom) se tornou praticamente a canção-hino das Paquitas, sendo a primeira música a ser associada ao grupo. O sucesso da música dura até hoje. Além do mais, com o tempo a função de Paquita passou a ser encarada como uma profissão. Afinal, era preciso saber cantar, dançar, atuar e se comunicar com o público, sob a supervisão da exigente diretora Marlene Mattos.
Foram muitas as meninas que se tornaram Paquitas. No entanto, tanto a primeira quanto a segunda geração de Paquitas foi a mais marcante. Dos dois grupos sairam nomes como Andréa Veiga, Andréa Faria, Ana Paula Guimarães, Luciana Vendramini, Louise Wischermann, Letícia Spiller e Roberta Cipriani. Todas eram conhecidas por seus apelidos (Paquita, Xiquita Sorvetão, Catuxa, Pituxa Alemã, Pituxa Pastel, Xiquitita Surfista). Algumas ex-Paquitas seguiram na televisão e se tornaram atrizes como é o caso de Letícia Spiller, Luciana Vendramini, Bianca Rinaldi, Juliana Baroni, Bárbara Borges, Monique Alfradique e Graziella Schmitt.
As Paquitas também influenciaram uma geração de adolescentes, tanto que a sua roupa de soldadinho de chumbo é uma das mais lembradas até hoje. Além do mais, elas também emplacaram sucessos e as músicas que marcaram os anos 80 ainda são muito lembradas e cantadas a plenos pulmões nos karaokês ou nas reuniões e festas que lembram os anos 80.
O sucesso das Paquitas foi tanto que em 1989 foi criada a versão masculina das assistentes da Xuxa, os Paquitos. Os primeiros a fazerem parte do grupo foram Alexandre Canhoni, Robson Barros, Marcelo Faustini, Egon Júnior (Gigio), Cláudio Heinrich e Yuri. Assim como as Paquitas, os Paquitos formaram um grupo e lançaram carreira musical, porém, diferentemente da versão feminina do grupo, eles só gravaram um disco. Alguns também enveredaram pelo mundo artístico e se tornaram atores, como Marcelo Faustini e Cláudio Heinrich.
Além das Paquitas e dos Paquitos, o Xou da Xuxa contava com um elenco de personagens como Dengue, Praga, Irmãs Metralha, os bonecos Moderninho e Frentinha, o cachorro Xuxo, entre outros. O programa contava ainda com a repórter-mirim Duda Little, que realizava entrevistas para o quadro Jornal da Xuxa com personalidades, como o campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Tudo o que a Xuxa falava e o modo como se vestia influenciava as crianças. O figurino de Xuxa era uma atração à parte. Suas roupas curtas e coloridas eram desejadas e copiadas, porém sua marca registrada eram as minissaias, as xuquinhas (usadas para prender o cabelo), as botas de couro e as ombreiras (estas típicas dos anos 80). Um sucesso. Crianças de todos os níveis sociais queriam se vestir igual à Xuxa.
Xuxinha
Como não poderia deixar de ser, Xuxa lançou inúmeros produtos com a sua marca (foram mais de 200 produtos lançados). Muitos foram sucesso de vendas, como as bonecas que se tornaram um recorde de vendas, tanto no Brasil quanto no exterior. Foram muitas as versões, como Xuxinha Verão, Geração 90, Volta ao Mundo, Romântica, entre muitas outras. Também foram licenciados pela marca Xuxa outros brinquedos, cosméticos, material escolar, entre muitos outros.
Desde 1984, Xuxa vem lançando discos. Nos anos 80, Xuxa lançou seis discos, e na década seguinte foram 10. Com a grande vendagem de discos, Xuxa conquistou discos de ouro, platina e diamante. A partir de 2000, ela iniciou o projeto Xuxa só para Baixinhos, voltado para o público infantil. Além dos projetos de discos para o Brasil, Xuxa também lançou discos no mercado latino.
Hoje, os produtos da Xuxa são uma relíquia, sendo guardados com muito carinho pelos fãs. 

Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa, nasceu no dia 27 de março de 1963, na cidade de Santa Rosa, interior do estado do Rio Grande do Sul. O apelido Xuxa, foi dado pelo seu irmão Bladimir quando ela nasceu. Em 1998, a apresentadora o incluiu em seu nome oficial.
Aos sete anos, Xuxa se mudou para o Rio de Janeiro com sua família, já que seu pai era militar. Primeiro ela morou em Santa Cruz e depois no bairro de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio.
Durante uma viagem de trem, Xuxa foi descoberta aos 15 anos por um funcionário da Bloch Editores que ficou encantado por sua beleza. Ela fez um teste como modelo e, aos 16 anos, começou a sua carreira, estampando pela primeira vez a capa de uma revista, a Carinho. O sucesso foi imediato e Xuxa começou a ser chamada para estampar diversas capas de revista do país. Xuxa foi uma das mais famosas modelos dos anos 80, tendo trabalhado não somente no Brasil mas também exterior, tendo sido contratada pela Ford Models EUA, uma das maiores agências de modelo da época. Como modelo, Xuxa estampou revistas masculinas, tendo, inclusive, posado nua para um ensaio da Playboy, em dezembro de 1982.
Enquanto trabalhava como modelo nos Estados Unidos, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o programa infantil Clube da Criança, na antiga TV Manchete. Xuxa tinha 20 anos e aceitou o convite. Como ainda era modelo, se dividia entre Nova York, durante a semana, e o Brasil, nos finais de semana – quando gravava o programa. Xuxa ficou três anos na Machete, se transferindo, então, em 1986, para a TV Globo, onde permanece até hoje.
Além do Xou da Xuxa, apresentou os seguintes programas: Bobeou, Dançou (um quadro do Xou da Xuxa que devido ao sucesso se transformou em um programa); Xuxa Star; Paradão da Xuxa; Programa Xuxa; Xuxa Park, Xuxa Hits; Planeta Xuxa; Xuxa no Mundo da Imaginação; Conexão Xuxa e TV Xuxa.
A Xuxa
O sucesso de Xuxa ultrapassou fronteiras e ela conquistou o mercado de língua espanhola. Na Argentina, Xuxa só não é mais amada do que no Brasil. Seu sucesso com as crianças latinas foi tanto que em 1991 foi produzido uma versão espanhola do programa Xou da Xuxa, o El Show de Xuxa, transmitido para 17 países da América Latina. A transmissão era feita pela televisão argentina Telefe. O programa ficou dois anos no ar. Os norte-americanos também assistiam a versão espanhola do Xou da Xuxa através da rede Univisión. Na Espanha, foi a vez de Xuxa apresentar o Xuxa Park, em 1994, que, posteriormente, foi lançado pela TV Globo. O Xou da Xuxa também ganhou uma versão em inglês nos Estados Unidos, em 1993. O programa tinha meia hora de duração e reunia brincadeiras, números musicais e quadros educativos. Um pool formado por cerca de 100 emissoras transmitia o programa diariamente.
Xuxa
Além dos programas de televisão e dos discos gravados, Xuxa já vem atuando no cinema, já tendo feito 20 filmes, sendo 18 infantis e dois adultos, realizados no início da sua carreira. Os primeiros filmes infantis foram ao lado de Os Trapalhões, sendo o de maior sucesso o filme "A Princesa Xuxa e os Trapalhões". No cinema, Xuxa decidiu investir em filmes protagonizados por ela mesma. O primeiro deles foi "Super Xuxa Contra o Baixo Astral" (1988), de Anna Penido. Mas, o de maior sucesso até hoje foi "Lua de Cristal" (1990), de Tizuka Yamasaki, que foi visto por 5 milhões de espectadores.
Xuxa tinha o sonho de ser mãe e este foi realizado no dia 28 de julho de 1998, quando ela deu à luz Sasha Meneghel Szafir, fruto do seu relacionamento com o empresário e ator Luciano Szafir.
Se sua carreira era um livro aberto, o mesmo não se pode dizer de seus relacionamentos. Somente alguns vieram a público e foram confirmados pela Rainha dos Baixinhos, que teve alguns namorados famosos. O primeiro foi o jogador de futebol Pelé, com quem ficou por cerca de 7 anos. Eles se conheceram no início da carreira de modelo de Xuxa, nos anos 80. Com Ayrton Senna, piloto de fórmula 1 que morreu em um trágico acidente em 1994, Xuxa disse ter vivido uma das suas maiores paixões. Xuxa e Senna assumiram o namoro em 1988 e ficaram juntos até maio de 1990. Em 2011, começaram as especulações sobre um possível romance entre Xuxa e Vítor, da dupla sertaneja Vítor e Léo. Os dois negaram o romance e afirmaram que eram apenas bons amigos. Atualmente (2013), Xuxa parece estar namorando o cantor e ator Junno Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *