segunda-feira, 6 de julho de 2015

Bozo

destaque

Bozo. O nome pode ser um dos sinônimos de palhaço, um verdadeiro mito que nos anos 80 foi sucesso absoluto entre a criançada. O programa do palhaço Bozo foi exibido pelo SBT (emissora de Silvio Santos) durante longos anos. Na década de 1980, o programa se tornou muito popular entre as crianças e foi um fenômeno de faturamento e venda de discos (foram três discos de ouro). Também foi um recorde de permanência no ar, já que durava das 8h às 18h em algumas épocas. No Brasil, o programa recebeu ainda muitos prêmios como cinco Troféus Imprensa. Quer saber de onde veio a ideia do palhaço Bozo?
Criado nos Estados Unidos em 1946 por Alan W. Livingston, para uma série de álbuns e conjuntos de livros ilustrativos para as crianças, Bozo fez muito sucesso em vários países do mundo. Sua carreira na televisão começou em 1949, sendo Larry Harmon um dos primeiros a interpretar o palhaço. Harmon comprou os direitos do personagem, e o transformou em uma franquia de muito sucesso.
O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de televisão em 40 países. Nos Estados Unidos, mais de 200 atores interpretaram o palhaço em diferentes canais locais. Bob Bell foi o Bozo por 25 anos. Bozo nos EUA é literalmente um sinônimo para a palavra palhaço.

Com seu cabelo espetado cor de fogo, nariz de palhaço, roupa colorida, maquiagem exagerada e pés enormes, Bozo conquistou as crianças. Carismático, Bozo tem o poder de encantá-las e falar com elas de forma doce, ensinando-as sem ser didático.
Ao conferir o sucesso de Bozo nos Estados Unidos, o gênio Silvio Santos apostou na versão brasileira do palhaço. E ele estava certo. Bozo se transformou no amiguinho da criançada por pouco mais de 10 anos. Ele começou a sua carreira na televisão brasileira na TV Studios (TVS, atual SBT Rio de Janeiro), sendo transmitida em conjunto pela TVS e pela Record (na época, Sílvio Santos era dono das duas emissoras). Depois a TVS passou a se chamar SBT.
O Boz\o
A estreia do programa, que era gravado em São Paulo, ocorreu em 15 de setembro de 1980, sendo a sua última exibição em março de 1991. Com o tempo, o programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira e até hoje ele é lembrado por adultos, que quando crianças tinham a companhia do Bozo nas manhãs e tardes do SBT, de segunda a sábado.
Bozo foi interpretado por vários atores, mas o primeiro a assumir a identidade do palhaço no Brasil foi Wandeco Pipoca (escolhido pelo próprio Larry Harmon), entre os anos de 1980 e 1982. Depois vieram Luís RicardoCharles MyaraArlindo BarretoNani Souza,Décio RobertoMarcos Pajé e Jean Santos. Décio Roberto foi o último ator a interpretar Bozo antes de o programa sair do ar devido a não renovação do direito da licença do personagem com Larry Harmon Pictures, detentora dos direitos autorais do palhaço.
No início, havia um revezamento de atores na interpretação do palhaço. Em São Paulo, por exemplo, em 1983, os atores eram Luís Roberto e Arlindo Barreto. Já na TVS no Rio, Charles Myara e Nani Souza divertiam a criançada na pele do Bozo. A partir de 1985 o programa passou a ser produzido somente em São Paulo.
O programa do Bozo teve vários formatos, mas o primeiro era um circo. Depois vem a fase em que Bozo ficava sozinho no estúdio. Sentado em uma cadeira ele chamava os desenhos, promovia sorteios e brincava com as crianças que telefonavam para participar dos jogos, e consequentemente ganhar prêmios. Aliás, como o programa era ao vivo, Bozo sofreu alguns trotes que até hoje são clássicos.
Quando o programa ganhou auditório, Bozo recebia seus amiguinhos com uma música. Quem teve o Bozo como companhia durante a sua infância com certeza cantou muito e até hoje se lembra da letra de “1, 2, 3… Vamos Lá!”.

Tema de Abertura
Alô Criançada o Bozo chegou
Trazendo alegria pra vocês e o vovô
Estamos trazendo muito amor
1, 2, 3 e vamos nós
Eu sou o palhaço, meu nome é Bozo
Bozo, Bozo, vamos brincar
Sempre rindo eu e vocês
Eu sou o Bozo o palhaço de todos vocês
Vamos amigos vamos cantar
La, la, la, la, la, la
La, la, la, la, la
Cantar e alegria
Cantemos também
Cantem, cantem, como nós…
Estamos prontos vamos nós
Cantem comigo, brinque também
Fiquem rindo isso é bom
Suas risadas são tão legais
Fiquem rindo igual a mim
Eu sou o Bozo o palhaço de todos vocês.

Bozo não apresentava o programa sozinho. Ele tinha a companhia de personagens como Vovó Mafalda, Papai Papudo, Salci Fufú e o gorila King Bozo. Também não faltavam os fantoches Maroca, Candinha, Zico, Zecão e outros. Entre as brincadeiras famosas destaque para a "Bozo Corrida", a divertida brincadeira de corrida de cavalinhos que inspirava crianças a gritar a cor preferida do animal diante da TV e a torta na cara. Ah! Também tinham Bozo Memória e Batalha Naval.
Apesar de estar fora do ar desde 1991, Bozo não foi esquecido pela emissora de Silvio Santos, e em 21 de maio de 2011, ele foi homenageado no Festival SBT 30 Anos, em um programa de 75 minutos de duração. Luiz Ricardo foi quem voltou a vestir a roupa do palhaço após 20 anos. No mesmo ano, o SBT assinou contrato com a Larry Harmon Pictures para que o palhaço voltasse ao ar no Brasil.
Antes de voltar com o seu programa, em 2012, Bozo passou por um período de testes no comando do Bom dia & Cia juntamente com outros apresentadores, e chegou a incomodar a concorrência. No entanto, somente no início de 2013 é que Silvio Santos decidiu ressuscitar o palhaço Bozo. O anúncio de que Bozo voltaria à grade da emissora foi anunciado com pompa e circunstância. Ele veio para substituir o Sábado Animado.
Bozo voltou acompanhado dos personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo, Salci Fufú e os bonecos Zecão, Lili, Maroca e Macarrão. O cenário colorido, as brincadeiras, a alegria, e os hits Tumbalacatumba,Chuveiro, Chuveiro e 1, 2, 3… Vamos Lá também estavam no novo programa. Parecia que a velha fórmula iria funcionar mais uma vez!
Programa do Bozo
Com a volta de Bozo, o objetivo era apelar para a nostalgia, fazendo com que os adultos que acompanharam o programa quando criança pudessem trazer para a frente da televisão um novo público, ou seja, seus filhos, conquistando assim uma nova geração de telespectadores. No entanto, o sucesso não foi o mesmo, a audiência não correspondeu ao esperado pela emissora, apesar de conseguir ficar em segundo lugar várias vezes, e Silvio Santos resolveu aposentá-lo. O programa Bozo nas manhãs de sábado, das 9h às 12h45, durou apenas três meses (de 16 de fevereiro a 4 de maio).
Mas, como o contrato com a Larry Harmon Pictures, que cedeu os direitos do palhaço e de um desenho homônimo para a emissora, continua até 2014, Bozo e Vovó Mafalda não foram demitidos e passaram a apresentar o infantil Bom Dia & Cia, num rodízio com outros apresentadores como os atores de Carrossel e os palhaços Patati Patatá. Mais tarde Vovó Mafalda foi trocada por Papai Papudo para acompanhar o Bozo. Assim sendo, O Bom Dia & Cia é exibido nas manhãs de sábado em esquema de revezamento com o Sábado Animado.
Vovó Mafalda – Carismática, carinhosa com todos e sempre bem-humorada. Era interpretada por Valentino Guzzo.
Papai Papudo – Simpático palhaço velhinho que faz o tipo de humor pastelão. Interpretado pelo comediante Gibe. Em 2013, Murilo Bordoni era seu novo intérprete.
Salci Fufú – Inventor mal-humorado, somente ele acredita em suas invenções sem utilidade. Era interpretado pelo comediante Pedro de Lara. Em 2013, o personagem ganhou nova roupagem e intérprete, Marcelino Leite.
Zecão é um cachorro inocente, o melhor amigo de todos. Adora cantar rap.
Lili é uma cobrinha muito educada e elegante. Defende seus amigos com fervor.
Maroca é uma papagaia egocêntrica e de voz esganiçada. Acha que é melhor em tudo o que faz.
Macarrão é um ser bem-humorado, sarcástico. Tira onda com todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *