sábado, 4 de julho de 2015

Roque Santeiro

destaque


Quem não se lembra dos bordões: "Tô certo ou tô errado?" e "Minaaaaaaaaaaaaaaaaaaa"! O primeiro era falado por Sinhozinho Malta, que, quando ficava nervoso e queria intimidar as pessoas, sacudia as pulseiras, o relógio e perguntava: "Tô certo ou tô errado?" Ninguém ousava contrariar o coronel! Já "Minaaaaaaaa" era a forma como a Viúva Porcina chamava a sua empregada. Este foram apenas dois dos muitos destaque da novela que, depois de ter sido censurada em 1975, já com 36 capítulos gravados, foi finalmente exibida em 1985.
Na trama de Dias Gomes, a população da cidade de Asa Branca vive em função de um mito: Roque Santeiro (aquele que foi sem nunca ter sido), um milagreiro que teria morrido como mártir, defendendo a cidade do bandido Navalhada. A telenovela contou com Lima Duarte como Sinhozinho Malta, Regina Duarte como a Viúva Porcina e José Wilker como Roque Santeiro, que reaparece na cidade anos depois, preocupando o coronel Sinhozinho Malta e outras autoridades de Asa Branca, que ficam com medo de que a verdade sobre Roque Santeiro fosse revelada.
A novela foi um estrondoso sucesso. Todos queriam ficar em casa para acompanhar a história de Sinhozinho Malta e Viúva Porcina. Em Recife, até os candidatos às eleições para deputado cancelavam comícios no horário em que a novela era exibida. A comprovação do sucesso chegou através dos números logo na primeira semana de exibição, quando a novela chegou a 67% de audiência nacional. A audiência crescia exponencialmente. No primeiro mês de exibição passou para 72%, no segundo foi para 75% e no terceiro mês a audiência foi de 80%, somando 60 milhões de espectadores em todo o país. Os dados foram divulgados pelo Ibope na época.
Conforme a trama se desenvolvia, a audiência ia aumentando. A média geral da novela era de 74 pontos. No entanto, o último capítulo ainda reservava mais surpresas com relação aos números. Segundo o Ibope, o final de Roque Santeiro marcou 96 pontos de média e consolidou 95 pontos, sendo que a novela chegou ao pico de 100 pontos de audiência! Um recorde, já que a Globo se tornou a primeira e única emissora do mundo a chegar nos três dígitos. Até hoje nenhuma outra novela alcançou tanta audiência quanto Roque Santeiro, sendo, portanto, a novela de maior audiência na história da televisão brasileira.
Mas, o que teve o último capítulo de tão especial? O público aguardava com expectativa o desfecho final do triângulo amoroso formado por Sinhozinho Malta, Viúva Porcina e Roque Santeiro. Afinal, com quem ficaria a Viúva Porcina? Ela permaneceria ao lado de Sinhozinho Mlata ou iria embora de Asa Branca com Roque Santeiro? Dois finais foram gravados. E o escolhido foi: a Viúva Porcina decide permanecer em Asa Branca e ficar ao lado de Sinhozinho Malta.
Malta e Porcina
Um dos principais papeis de Regina Duarte na televisão foi, sem dúvida nenhuma, a Víúva Porcina. Sucesso absoluto. Ao mesmo tempo dócil e frágil, mas forte e decidida, Viúva Porcina inspirou muitas brasileiras com o seu visual nada discreto. As roupas eram exóticas e espalhafatosas, com cores fortes e intensas. Mas nada chamou mais a atenção e foi copiado do que os extravagantes adornos de cabeça usados pela viúva. Os turbantes, faixas, laços e lenços viraram febre entre as mulheres que não se cansavam de copiar o visual da personagem.
Além das roupas e dos turbantes, os acessórios (pulseiras, brincos, argolas, correntes) também eram enormes, chamativos e exagerados. E Viúva Porcina gostava de usar tudo junto e misturado, sem se importar com os excessos. Aliás, o excesso combinava muito bem com o jeito alegre da personagem. Com a maquiagem não era diferente, ela também era colorida e carregada, nada melhor para a Viúva Porcina que um batom vermelho bem chamativo. 
O sucesso da novela foi tanto que na época foi lançado um álbum de figurinhas de Roque Santeiro, com todos os personagens. A novela de Dias Gomes também foi reapresentada duas vezes na tela da Globo: de 1º de julho de 1991 a 3 de janeiro de 1992, na Sessão Aventura, em 135 capítulos. E de 11 de dezembro de 2000 a 29 de junho de 2001, no Vale a Pena Ver de Novo, em 145 capítulos. Em 2011, foi a vez de o Canal Viva reapresentar a novela. E é claro que foi novamente um sucesso, mesmo tendo sido exibida a partir da meia-noite, com reprise ao meio-dia.
A primeira novela brasileira a ser lançada em DVD foi Roque Santeiro, é claro. No ano de 2010 foi lançado um box com 16 DVDs contendo um compacto de Roque Santeiro de aproximadamente 50 horas de duração. A trilha sonora de Roque Santeiro foi uma das mais bem sucedidas da história das novelas da Globo. Foram muitos os sucessos. Quem não se lembra de "Dona", com o grupo Roupa Nova, embalando as cenas da Viúva Porcina? Da música de abertura "Santa Fé", de Moraes Moreira? Da canção "De volta pro aconchego", interpretada por Elba Ramalho e que embalava as cenas de Roque Santeiro? Da música-tema de Mocinha, "Chora Coração", com o Wando? De "Mistérios da meia-noite", com Zé Ramalho, que pontuava as cenas que envolviam o lobisomen? E dos sucessos "Sem pecado e sem juízo, com Baby Consuelo; "ABC do Santeiro" com a dupla Sá e Guarabyra; "Vitoriosa", com Ivan Lins; entre tantas outras.
Foram tantas as canções de destaque que a gravadora Som Livre abriu um precedente, e pela primeira vez uma novela não teve uma trilha sonora internacional. Assim, foram lançados dois volumes da trilha nacional. O volume 1, com Regina Duarte na capa, vendeu mais de meio milhão de cópias em apenas três meses. O volume 2 trouxe os protagonistas Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker na capa. A Som Livre produziu ainda uma terceira trilha sonora nacional da novela, em 2001. Agora, em CD, foram reunidos os sucessos remasterizados das duas trilhas originais da novela. Aliás, a trilha internacional de Roque Santeiro chegou a ser produzida, mas não foi lançada no mercado. Mesmo porque as músicas internacionais não combinavam com o clima rural da novela. A partir de Roque Santeiro as novelas rurais da Globo também não tiveram mais trilhas sonoras internacionais, somente nacionais. Ou seja, até nas trilhas sonoras a novela Roque Santeiro teve influência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *