domingo, 2 de novembro de 2014

Salada Mista

Salada mista era uma brincadeira que fazia o coração da criançada acelerar na década de 80. Primeiro, porque tinha que ser feita em lugares bem escondidos para evitar que os pais descobrissem. A adrenalina de estar fazendo "coisa errada" se juntava com a possibilidade de dar um beijinho em uma garota, ou garoto no caso das meninas. Melhor ainda se fosse em quem você gostasse.
O fato é que foi das brincadeiras mais tradicionais dos anos 80. A salada mista também era conhecida por pera, uva ou maçã em alguns lugares. Naquela época, a brincadeira era até ingênua e infantil, diferentemente dos dias de hoje. Ou seja, não existia qualquer maldade e as crianças ou adolescentes só pensavam em uma coisa: se divertirem.
Em um grupo de alunos formado por meninos e meninas, um deles deve ser escolhido para ser o mestre, ou seja, a pessoa que irá começar o jogo e que terá a função de vendar os olhos de um menino ou menina. A partir desse momento, forma-se uma roda com os outros participantes da brincadeira. O mestre então conduz a menina(o) e vai perguntando a ela(e): “É este(a)?”. O jogador que está com os olhos vendados deve dizer "sim" ou "não".
para quem ele disse “sim”. Na próxima rodada, quem recebeu a prenda escolherá a fruta, e assim por diante.
Para que nada desse errado, afinal as crianças e os adolescentes não queriam beijar qualquer um(a), sempre se dava um jeitinho para saber se aquela pessoa que estava a sua frente era a pessoa desejada. Assim poderia rolar um beijinho, e quem sabe até iniciava-se um namoro durante a brincadeira.
Mas, você sabe o que significa pera, uva, maçã ou salada mista? É muito simples. Pera significa dar um aperto de mão; uva, um abraço; maçã, um beijo no rosto; e salada mista, um aperto de mão, um abraço e um beijo na boca. Na verdade, um selinho, mas que na época fazia nosso coração bater bem mais forte ;)

Salada Mista no Facebook
O pessoal aqui da agência acabou de colocar no ar um revival da infância. A brincadeira Salada Mista (que ganhou até música do molejo) agora tem uma versão facebooquiana.
A boa notícia é que o aplicativo não posta direto na sua página.
Pra quem está numa nostalgia, é só clicar nesse link para jogar.
E pra quem lembrou da música do Molejão e ficou com vontade de ouvir, aí vai:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *