domingo, 2 de novembro de 2014

Cama de Gato



Você já ouviu falar na brincadeira chamada cama de gato? Talvez sim, talvez não. Mas, se eu perguntar se você conhece a brincadeira do barbante, será que ficou mais fácil? Pois bem, cama de gato é o nome de uma brincadeira muito famosa nos anos 80. Como é muito simples e fácil, as crianças podiam brincar onde quisessem, seja no parque, dentro de casa, na praça, no playground, na praia, enfim, não há qualquer restrição de local para participar do jogo. Além do mais, a brincadeira é super barata, já que as crianças somente necessitam de um pedaço de barbante.

destaque


Tinha criança que ficava esperando o pai chegar do trabalho com o pão da padaria. É que as bisnagas vinham embrulhadas em um papel amarrado com barbante. Era pegar o barbante e começar a brincar de cama de gato.
A brincadeira é praticada em diversas partes do mundo, e no Brasil não é exceção. Aliás, até hoje tem crianças tentando fazer as figuras com o barbante após trançar um cordão entre os dedos das duas mãos.
Crianças acima de 6 anos já podem brincar de cama de gato, pois já apresentam coordenação motora, e além disso estão mais atentas aos movimentos que precisam ser feitos para dar sequência ao jogo.

Bom, vamos explicar então como se brinca. Antes de os dois participantes iniciarem a brincadeira é preciso que se corte um pedaço de barrante e amarre as duas pontas. As duas mãos devem ser colocadas dentro do círculo e, posteriormente, o barbante deve ser esticado até que os cotovelos fiquem dobrados e os braços paralelos. Um retângulo então é formado.
O retângulo tem que estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas. O polegar é o único dedo que fica de fora do retângulo. Sem mexer na posição dos barbantes, use o polegar para ajudar a segurá-lo, leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos.
O mesmo deve ser feito com a mão esquerda. Em seguida, coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente. Um X será formado em cada lateral do retângulo. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro. Há, porém, um detalhe importante: deve-se retirar o barbante da mão do outro participante sem desmontar o retângulo principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *