domingo, 23 de março de 2014

A arte por traz do saudoso fliperama


Uma parte significativa do sucesso dos jogos de pinball vem de sua arte vibrante. Mesmo uma maquina tecnicamente bem desenhada e boa de jogar seria um pouco aleijada se a arte dos famosos backglass estivesse faltando.
O backglass iluminado (aqui no Brasil chamávamos de placar) é um convite sedutor para os jogadores. No início da era pinball não tinham qualquer outra finalidade. Mas logo o meio de mostrar a pontuação do jogador por meio de luzes, números ou até mesmo animações se tornou padrão.
Desde o início, backglasses de pinball foram feitas pelo método de serigrafia, impressão de uma cor de cada vez diretamente sobre o vidro. A partir de 1978, começando com Lost World da Bally, os backglasses começaram ser impressas em fotolito (quatro cores primárias, que, quando adequadamente misturadas geram todas as cores). Na década de 1990, os backglasses não foram mais impressos em vidro mas, em uma folha fina de plástico policarbonato.
A Chicago printing company Advertising Posters é a responsável por quase 100% dos backglasses que foram criados e produzidos nos USA.
Isto porque seu fundador Tom Grant em uma noite sentado com Ray Bally Moloney, foi desafiado quando, Ray perguntou se era possível imprimir diretamente em vidro. Tom ficou riquíssimo provando que sim.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *