quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Prêntice - Não Diga Nada (1985)
Prêntice - Não Diga Nada
Música Popular Brasileira estilo anos 80. Ultra recomendada para quem gosta do gênero
Prêntice Maciel Teixeira (Petrópolis, 31 de Maio de 1956 - Petrópolis, 25 de Junho de 2005), ou simplesmente Prêntice, foi um cantor e compositor brasileiro.
História
Irmão de Maritza Fabiani (a Kris da dupla Kris e Cristina), começou a se interessar pela música com apenas 14 anos de idade. Tereza Cristina, a outra irmã do cantor, era casada com Paulo Cézar Barros (integrante da banda Renato e seus Blue Caps), e Prêntice via Paulo Cézar, aos 18 anos de idade, compondo e tocando violão, e com ele começou a aprender os primeiros acordes que futuramente o levariam a compor canções que se tornaram sucessos na voz de renomados artistas. Aos 14 anos, ingressou em uma escola de música, e chegou a ter aulas de canto com Paulo Fortes. Resolveu seguir a carreira de compositor, o que não o impediu de gravar uma de suas músicas como cantor, "Não diga nada", em parceria com Ed Wilson, Gilson e Ronaldo Bastos, e que na novela Ti Ti Ti, da Rede Globo, era o tema da personagem da atriz Myriam Rios, e que mais tarde seria regravada por Fábio Júnior, Rodrigo Faro, Filhos da Lua e Só pra Contrariar.
Além de cantor, Prêntice também compôs. Além de Não diga nada, são de sua autoria "Agüenta Coração" (composta também por Augusto César e Paulo Sérgio Valle), gravada por José Augusto, e que foi tema da Novela Barriga de Aluguel, também da Globo, "Pede a Ela", gravada por Tim Maia, "Viver e Deixar Rolar", gravada por Wando, e voltaria a atuar como intérprete, em "Ainda Acredito" (participação de Ivan Lins), "Carinhos", outro sucesso de Tim, "Ama quem te ama", com Elymar Santos, "Desiguais", com Alcione, e com Xuxa: "Dança da Xuxa", "O Circo", "Conta Comigo", "Boto Rosa", e "Voz dos animais" - com esta última, ganhou o Prêmio Sharp, juntamente com Xuxa. Compôs também a música do papagaio Louro José, do programa "Mais Você".
Festival dos Festivais de 1985
Para o Festival dos Festivais, que a Globo fez em 1985, Prêntice interpretou "Violão e voz", em parceria com o paranaense Heitor Valente, cantando junto com Cláudia Telles, e suas irmãs, Maritza Fabiani e Cristina.
Infelizmente, Prêntice nos deixou no dia 25 de Junho de 2005, com apenas 49 anos de idade, mas sua música permanecerá viva eternamente!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário