domingo, 20 de dezembro de 2015

A era dos trailers 70 e 80

Ainda hoje existe, entre os mais jovens, a cultura de fazer à noite um poderoso lanche tão substancioso quanto barato e rápido, consumido normalmente ao lado de um trailer. É verdade que, agora, as alternativas se multiplicaram: churrasquinho, cachorro-quente, pastel e uma infinidade de tipos de xis-burguer.
Nem sempre foi assim. Antigamente, além do famoso pernil do Matheus, que comentamos aqui outro dia, não era muito fácil encontrar algo para comer durante a madrugada.
Foi então que, lá pelo fim dos anos 1960 e início dos 70, houve um grande boom. Proliferaram trailers de lanches e bebidas. Provavelmente a presença da maior fabricante de trailers do Brasil, a Turiscar de Novo Hamburgo, tem a ver com isso. A empresa, já extinta, chegou a fabricar, nessa época, 73 trailers por mês e produziu mais de 7 mil veículos, comerciais e de turismo. O que um dia tinha sido a carrocinha de um vendedor ambulante virou o trailer de um microempresário.
Foto: banco de dados, 24/07/1978
Um dos pioneiros foi o tradicional Zé do Passaporte, hoje instalado numa loja do mercado do Bom Fim, mas que ficou superconhecido quando instalou-se em um trailer, naquele largo.
Foto: banco de dados, 24/07/1978
Foto: Eneida Serrano, banco de dados, 5/7/1974
Outro sucesso foi o xis do Wimpy, na esquina da Rua Ramiro Barcelos com a Avenida Ipiranga. Veja abaixo:
Foto: Eneida Serrano, banco de dados, 5/7/1974
Foto: Ricardo Chaves, arquivo pessoal
O primeiro McDonald’s chegaria a Porto Alegre em março de 1989. Uma das suas lojas mais movimentadas, na esquina da Silva Só com a Ipiranga, está em um terreno que no distante ano de 1974 foi ocupado por dois trailers que tinham o pomposo nome de Hot Center.
O Hot Center. Foto: banco de dados, 2/6/1974
Você também frequentou ou frequenta trailers como esses? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *