quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ralph Baer – O pai dos videogames

ralph-baer-pai-dos-videogames-banner
Sabe desde quando existe videogame? Conheça um pouco mais da história do motivo pelo qual Ralph foi batizado de pai dos videogames.

Quem foi Ralph Baer?

O engenheiro naturalizado americano nasceu em 1922 na Alemanha. Pelo fato de ser judeu, escapou do seu país de origem em 1938 onde ficou refugiado nos Estados Unidos desde então.
Trabalhou na indústria de eletrônicos, sendo designado para criar um novo aparelho de TV, o que na época era algo extremamente inovador.
ralph-baer-brown-box

O que inventou?

Desenvolveu no ano de 1969 o famoso Magnavox Odyssey, que foi o primeiro console de todos os tempos a obter fama e sucesso no mundo.
console-magnavox-odyssey

Da onde veio essa ideia?

Simplesmente por querer um “algo mais” que a TV não trazia, buscou entao, interatividade com o usuário através de jogos eletrônicos. Literalmente queria sair da zona de conforto!
Iniciou o protótipo em 1966 que ficou pronto por volta de dois anos depois. Teve a ajuda de outros três engenheiros que conseguiram com que fosse possível controlar dois pontos na tela da TV, que futuramente ajudaria na ideia do protótipo desejado.
Esse protótipo, cujo leva o nome de Brown Box fazendo jus ao nome por ser uma caixa marrom, ainda existe e pode ser encontrado no Museu Nacional da História Americana.

Era revolucionário?

O console não possuía cartuchos ou algo semelhante. Simplesmente abriam ou fechavam circuitos, fazendo com que a tela exibisse cenas diferentes.
Os controles, levando em consideração o nome do protótipo, também eram caixas marrons menores que possibilitavam movimentação vertical, horizontal e diagonal.
prototipo-console-brown-box

Compraram a ideia facilmente?

Acreditando no que havia construído, Ralph Baer foi em busca das principais companhias de eletrônicos visando transformar seu produto em algo notável.
A proposta não pareceu tentadora para RCA que recusou e não seguiu em frente nas negociações.
Porém, Bill Enders que havia trabalhado anteriormente na RCA enxergou algo na invenção e depois de muitas e muitas versões do Brown Box a parceria foi realizada.
Com tudo encaminhado, mudaram o nome para o famoso e conhecido Magnavox Odyssey, o primeiro console de todos os tempos!

Como nem tudo dura para sempre…

Infelizmente, Ralph Baer morreu em 2014 com seus 92 anos de pura criatividade. Com certeza, todos desse ramo devem muito à ele. Será lembrado para sempre!
ralph-baer-pai-dos-videogames

E aí?

Curtiu esse post? Gostaria de sugerir o próximo tema de nossos artigos? Deixe seu comentário abaixo!

Ralph Baer testando o Brown Box

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *